segunda-feira, 14 de maio de 2007

Logotipo vencedor

Foi já escolhido o logotipo para a nossa Casa do Povo. Um júri da Casa do Povo escolheu 3 dos 16 trabalhos concorrentes, como anteriormente divulgado neste espaço. Os 3 trabalhos seleccionados foram apresentados às entidades oficiais e foi então sugerido o trabalho que asseguir se apresenta da autoria da Profª Marlene Gouveia. Na reunião da Direcção da Casa do Povo, na passada semana, foi então aceite o novo logotipo para esta instituição.
Será marcada posteriormente uma sessão, para apresentação pública do logotipo e onde será entregue o prémio simbólico à vencedora do concurso.

10 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o nome "Casa" está muito pouco perceptível, nao se conjungando com a forma a verde, lendo-se à primeira vista "Asa" Do Povo...sinceramente acho que não foi uma boa escolha, pois haviam outros bons logotipos que se identificavam plenamente com a Casa do Povo dando-lhe uma imagem mais actual, mais contemporânea...enfim...

Anónimo disse...

antes de mais gostaria de felicitar a incapcidade dos juris de avaliar uma logotipo
porque ninguem com um minimo de olhar escolheria este logotipo.. se é que se pode chamar a logotipo,
ainda mais olhando alguns dos logotipos candidatos como são o caso da proposta de Ana Corte e a de Carina a estes sim podemos chamar logotipos. As propostas de Miguel Silva a uns dias atras tb diria que não eram de todo maus, mas no outro dia numa pesquisa encontrei um logotipo que me chamou a atenção era o de uma associação ubuntu, onde podem consultar o logo atraves dos links
http://www.ubuntu-br.org/
http://www.ubuntu-pt.org/Web/
que é demasido semelhante para não dizer igual ao aqui apresentado, com uma pequena alteração nas cores.
é impossivel criar o que quer que seja sem se basear em alguma coisa, mas neste caso não é se inspirar/basear é COPIAR.
sem mais nada a acrescentar acerca das propostas gostaria de aconselhar a organização deste concurso que aprenda antes de lançarem um concurso de logotipos o que é um logotipo.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero dizer que o comentário anterior é de um desrespeito pelo trabalho vencedor. Sobre se é logótipo ou não? Não sei!, mas que o trabalho escolhido é o que melhor identifica a freguesia, disso não tenho dúvidas. O que mencionou como sendo bons logótipos "servem" para qualquer uma das Casas do Povo, enquanto o seleccionado não. Ainda me dei ao trabalho de ir ao dicionário e está "...marca constituída por um grupo de letras, que forma sigla ou palavra, especialmente desenhada para uma empresa, instituição, etc", para logótipo.

Anónimo disse...

é por continuar a existir este tipo de mentalidades (comentário referido anteriormente) que não se evolui...e sobretudo o design não evolui!

Anónimo disse...

antes de "desrespeitar" o trabalho do vencedor, segundo 3ºanonimo, o "criador" do trabalho vencedor desrespeitou o design, e mais especificamente o design de logótipos.. e mais grave ainda foi o trabalho do júri que ao pedir um logótipo selecciona este trabalho como vencedor, de certo não estava a procura de um logótipo..sim.. porque este trabalho está muito longe de ser um logótipo..

.. onde é que está a pregnancia, a simplicidade, o equilíbrio, a união, o conceito entre muitos outros..aspectos que este “logótipo” deveria respeitar mas não.. para não falar que num primeiro olhar lemos "asa do povo .."
o "logótipo" a mim transmite-me uma certa agressividade, insegurança, inexperiência entre muitos outras.. mas a casa do povo é que sabe se quer usar um "logótipo" que tenha estas conotações negativas..em simultâneo, existem duas formas distintas o elemento verde e a torre da igreja, não percebo o porque de juntar as duas.. mas são aspectos que a "criador" deve ter uma resposta..

..vivendo nós numa sociedade livre..sou livre de opinar/comentar sobre o que quer que seja..assim como cada pessoa é livre de criar o que lhe der na real gana e apresentar onde bem entender..vergonhosa é esta selecção..

...o comentário foi realizado com o intuito de tentar chamar as pessoas à realidade do que realmente é o design, um logótipo, não é apetecer desenhar alguma coisa e desenhamos, existe muito mais do que isso por trás de um logótipo..o trabalho em questão só demonstra a inexperiência e o desconhecimento total do que é um design de logótipo.

Anónimo disse...

Para o anónimo que disse: " o "logótipo" a mim transmite-me uma certa agressividade, insegurança, inexperiência entre muitos outras..." gostaria apenas de lhe dizer: "nós vemos as coisas como nós somos e não como elas são".

Anónimo disse...

..primeiro que tudo um conselho para bmartins, que disse "nós vemos as coisas como nós somos e não como elas são" primeiro aconselho-o a falar por si..se consigo é assim.. nem todas as pessoas são assim.. e por fim.. "pior cego é aquele que não quer ver"

..quando digo que " o "logótipo" a mim transmite uma certa agressividade, insegurança, inexperiência entre muitos outras..." não estou a falar de cor ou algo que pareça, não sou agressiva, insegura,ou inexperiente..como bmartins insinua..mas sim por primeiro a forma verde que querem tansformar em C para formar palavra CASA e não ASA como lá está, depois insegurança e inexperiencia.. pelas linhas pouco presentes, e pregnantes..entre outras razões que não vale a pena enunciar..visto que as pessoas de são roque do faial se sentem satisfeitas com este "logotipo"..por mim tudo bem..mas se fizesse parte de são roque do faial teria vergonha de me fazer representar com esse "logotipo".

Anónimo disse...

Peço desculpa se ofendi a sr.ª anónima.´Não foi minha intensão falar por alguém...e acho que não o fiz, mas...

Quanto aos conselhos dados.......
só os damos quando nos pedem.

E se pensar um pouco vai ver que a forma como vemos as coisas está muito relacionada com o que nós somos!!!

Anónimo disse...

Quando por acaso descobri que tinha sido realizado um concurso para a criação de um logotipo para a casa do povo, fiquei curiosa e vim ate ao Blog.
Contudo, após ver todos os logotipos seleccionados e de ver o que foi seleccionado confesso que fiquei um pouco decepcionada, havendo igualmente um facto que me deixou perplexa, a profissão do concorrente associada ao seu nome (tendo como exemplo o autor do logotipo vencedor Profª Marlene Gouveia)..Assim eu pergunto-me...a nossa profissão faz parte integrante do nosso nome??...uma situação um tanto ou quanto estranha que me levanta certas questões...mas enfim...
Depois fiquei igualmente perplexa com com um comentário tão, mas tão estúpido por parte de b.martins. Eu compreendo que voçê nao aceite a opinião das pessoas que comentaram o logotipo, mas daí a contestar e e escrever o que escreveu?? Francamente, voçê deve conhecer muito bem o vencedor do logotipo, pois da forma como fala so me transmitiu essa sensação, e compreendo que queira defender o autor do logotipo vencedor..por o conhecer, por ser parente..nao interessa.
Mas como fiquei tao perplexa com o seu comentário, deixo-lhe aqui um pequeno conselho, mesmo que voçê directamente não o tenha solicitado, desejo esse que está implicito no seu comentário: aconselho-o antes de fazer comentários que pense e repense no que vai dizer, por forma a não ofender as pessoas que são livres de deixar o seu comentário. Pessoas mesquinhas, intolerantes e tão fraquinhas de espírito como voçê, devem guardar esses comentários estúpidos e sem o minimo de coerência para si próprios. Guarde-os para si, porque é uma pena voçê perder tempo com tal tipo de coisas. Ah..mais um conselho...aprenda a respeitar as ideias das outras pessoas, que são livres de se expressarem, mas pelo menos demonstram respeito pelo outro.
Com os melhores cumprimentos..mais uma anónima..

Parabéns a casa do povo por promover este concurso, é sinal que começam a pensar no valor da imagem que pretendem transmitir, apesar de achar que a escolha não foi possivelmente a melhor, porque sinceramente não conheço muito bem São Roque do Faial, mas o logotipo não me remente para a mesma, deixa-me ate um pouco confusa, por ser um pouco imperceptivel. Contudo, e apesar de saber respeitar os outros e as suas decisões, deixo aqui os meus parabéns a todos os que concorreram e à própria Casa do Povo.

Anónimo disse...

..tudo o que tinha a dizer a cerca do logótipo, já disse, quanto aos infelizes comentários de bmartins:
1º Não me ofendeu
2º quando diz “Para o anónimo que disse: " o "logótipo" a mim transmite-me uma certa agressividade, insegurança, inexperiência entre muitos outras..."” está a falar só por si?? se sim.. enganou-se no pronome..se assim não é, está a falar pelo menos por si e por mim…

3º os conselhos são dados quando os queremos dar, agora se as pessoas os ouvem..ou não vai de cada um..

4º a forma como vemos as coisas está antes de mais nada relacionada com a nossa formação.. e não com o que nós somos.. se não tem formação para analisar ou opinar a cerca de um logótipo.. eu tenho.. e não vou buscar frases feitas para deitar a baixo comentários que puderam vir a contribuir para um melhor design..

.. enfim.. não tenho a mínima vontade de andar a trocar comentários com bmartins visto que este blog é para comentar o logótipo, e não acerca das pessoas que os comentam..

bmartins se tiver alguma coisa a dizer.. pense primeiro se realmente o que quer dizer vai contribuir em alguma coisa neste blog.