quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Homenagem no Dia dos Avós


Integrado no Dia dos Avós, que esta Casa do Povo organizou no passado dia 26 de Julho, foi homenageada a avó que frequenta os grupos desta instituição com mais anos de vida.
Teresa Dória é a avó mais idosa neste momento e que é elemento do nosso Grupo Coral.
Recorde-se que no ano passado foi homenageado o avô com o maior número de netos, o Sr. Carlos Santos.

1 comentário:

Unknown disse...

Aoa prexados leitores da
Casa Povo de S.Roque - Faial
Sobre o tema Avós, acabo de encontrar v/site. Apresento o meu enorme elogio e admiração pelo modo como têm celebrado e consagrado o dia dos Avós.
Bem hajam.
Vou contar-lhes e dedicar-lhes uma
linda história.
ANA ELISA DO COUTO, natural de Penafiel, norte do país, lutou quase 17 anos pela criação de um dia dedicado aos avós. Muitas vezes visitou a cada das leis onde falava na sua causa aos políticos.
Falou com todo o episcopado procurando seu apoio. Percorreu muitas localidades no país, incentivando a que se realizassem festividades. Visitou comunidades lusas além fronteiras. Ia valendo a pena a sua pertinácia, pois em muitos locais já se falava nos avós
do nosso e outros países.
Em Maio de 2003 a Assembleia da Republica oficializou a data de
26 Julho - Dia Nacional dos Avós
Antes de partir, pediu-me que desse sempre muita atençãi a este facto no sentido de nunca deixar esmorecer a data, procurando dar incentivo a que anualmente todos os avós fossem lembrados, acarinhados e confortados, quer pelos netos quer por outros familiares e amigos. O estou a fazer.
Sua Santidade João Paulo II em resposta a carta que minha Mãe lhe enviou pedindo coragem para levar sua luta a ter um final feliz, enviou umas simples palavras que serviram para Ana Elisa encetar um movimento junto das Nações Unidas para a criação do Dia Mundial Avós!
Carissímos Faialenses, desejo-lhes a maior das venturas e saúde. Peço-lhes que no próximo dia 26 Julho se lembrem deles, os avós de S.Roque e outros, sejam sempre tão originais como até então.
Dedico-lhes um poema de minha Mãe:
...
Ser avô é ter afectos
Que compensam os cadilhos
Vendo nós crecer os netos
O amor doado aos filhos.

Ser avõ é ser, ter, dar
Acima de leis e normas
Conjugando o verbo amar
Em todos os tempos e formas.

Bem hajam - Toda a comunidade.