quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Grupo Coral soleniza Festa do Santíssimo

O Grupo Coral da Casa do Povo soleniza a Festa do Santíssimo Sacramento, da nossa paróquia, no próximo fim de semana, 1 e 2 de Setembro.
No dia 1 a Vigília inicia-se pelas 20:30 horas e no dia 2 a Festa tem início marcado para as 14 horas.
Destaca-se o Te Deum que será entoado no Sábado no momento de Acção de Graças. Esta é a segunda vez que o grupo canta aquela peça do Maestro João Victor Costa.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Concertos de Verão

A “Tunacedros” e a Orquestra de Bandolins desta Casa do Povo, farão os seus Concertos de Verão amanhã, Quinta-feira, 30 de Agosto a partir das 21.00 horas, na sede da Casa do Povo.
Convidamos a população a se associar a mais esta manifestação cultural.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Festa de São Roque em imagens

Aqui ficam algumas fotos da Festa em honra de São Roque que ocorreu nesta paróquia no fim de semana passado.
Achamos que esta é uma oportunidade para os naturais desta terra, que se encontam longe poderem "matar" algumas saudades...Ver mais fotos na galeria

Encontro de Emigrantes

Decorreu no passado dia 24 de Agosto o IV Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial, numa organização da nossa Casa do Povo.
Apesar de neste ano o número de emigrantes ser menor, algumas dezenas compareceram. Estes são de opinião que o evento deve continuar em anos futuros, e como aconteceu este ano o melhor dia para o encontro será a sexta-feira antes da festa do Glorioso São Roque.
Aqui fica o agradecimento às entidades que colaboraram com a nossa instituição, nomeadamente: Câmara Municipal de Santana, Grupo Amantes da Música, Banda do Arco de São Jorge e Casa do Povo de Santana. O nosso agradecimento é extensivo às Confrarias de São Roque e do Santíssimo Sacramento, por nos terem permitido usar o palco junto à igreja.Ver mais imagens do encontro na nossa galeria de fotos.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Grupos da Casa do Povo na festa de São Roque

Aqui fica o registo fotográfico dos três grupos da Casa do Povo que actuaram nos dias 25 e 26 de Agosto nas Festas do nosso padroeiro, Glorioso São Roque.

Poderão ser vistas mais fotos na Galeria.

sábado, 25 de agosto de 2007

Prémio de Distinção: "São Roque Peregrino"

A Casa do Povo entrego ontem, 24 de Agosto, o Prémio de Distinção "São Roque Peregrino", numa cerimónia integrada no IV Encontro de Emigrantes que esta instituição organizou.
Este ano a Homenagem recaiu num Emigrante da Venezuela, trata-se do Senhor José Teixeira.
O Sr. José Teixeira emigrou para a Venezuela a cerca de 30 anos.
Uma comissão constituída pelas Senhoras Conceição Freitas, Ângela Sousa e Ermelinda Abreu, decidiu atribuir este ano o prémio ao Sr. José, pelo trabalho que tem feito junto da Comunidade Madeirense na Venezuela, e pela colaboração que presta à Comunidade de São Roque do Faial, sempre que se desloca à sua terra natal...
Aqui ficam os parabens ao Sr. José Teixeira e família.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Festa de São Roque com Grupos da Casa do Povo


Neste fim de semana realiza-se a festa em honra do Glorioso São Roque na nossa Paróquia.
A Casa do Povo colabora com a participação de três dos seus grupos, gratuitamente.
No Sábado, 25 de Agosto, actua o Grupo Recreativo pelas 22 horas. No Domingo é a vez da Orquestra de Bandolins pelas 16 horas e o Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" pelas 19 horas.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Passagem dos "Camponeses" pela Ilha

Aqui fica o registo da actuação do Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" desta Casa do Povo, na freguesia da Ilha, no passado Domingo, por ocasião do Dia do Emigrante.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Encontro de Emigrantes - Comunicado


A Casa do Povo, organizará na próxima sexta-feira, dia 24 do corrente, o IV Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial. A data prevista deve-se ao facto de no fim de semana seguinte celebrar-se nesta paróquia a solenidade do nosso padroeiro São Roque e por esse motivo, é nesta altura do ano que se encontra entre nós, um maior número de emigrantes oriundos de diversos países de acolhimento.
Os objectivos da Casa do Povo com mais esta actividade é proporcionar aos emigrantes momentos de convívio e de confraternização entre eles e a população em geral. Serve este encontro, também, para mostrar aquilo que se vai fazendo na Freguesia em prol da cultura, nomeadamente nos grupos recreativo - culturais que a Casa do Povo possui.
A Casa do Povo decidiu a dois anos criar um Prémio de Distinção denominado “São Roque Peregrino” que será entregue anualmente a um emigrante desta freguesia. Pretendemos assim reconhecer o mérito daqueles que deixaram a nossa região e que por algum motivo se tenham distinguido na terra que os acolheu. O nome atribuído à distinção deve-se ao facto do nosso padroeiro Glorioso São Roque, ter sido, também, emigrante, pois foi como peregrino que se dedicou à evangelização mais concretamente ajudando os doentes de lepra.
Aqui fica o convite para participar nesta actividade, pois mesmo os que não são emigrantes devem comparecer uma vez que a animação é para toda a população...

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Jogos Tradicionais na Ilha

Uma equipa da Casa do Povo participou no Domingo, 19 de Agosto, nos jogos tradicionais que a Casa do Povo da Ilha organizou, por ocasião do Dia do Emigrante.
Apesar da prova menos conseguida, valeu pelo convívio, divertimento e confareternização entre os jovens participantes.
O nosso agradecimento aos jovens que representaram a nossa instituição.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Programa do IV Encontro de Emigrantes


IV Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial

Sexta, 24 de Agosto de 2007


Programa:
- 19:30 horas - Missa de Acção de Graças na Igreja Paroquial presidida pelo Sr. Padre João Mendonça;

- 20:00 horas – Animação junto à igreja com a presença dos seguintes grupos:
• “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial
• Grupo de Música Tradicional da Casa do Povo de Boaventura;
• Banda de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge
• “Amantes da Música”do Funchal
• Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana

- 21:15 horas – Homenagem ao Emigrante: Entrega do Prémio de Distinção “São Roque Peregrino

- 21:30 horas - Visita à Casa do Povo onde será apresentado as principais actividades desenvolvidas ao longo do ano por aquela instituição.

- 21:45 horas – Jantar – convívio para os emigrantes, elementos dos grupos participantes e convidados.

Organização: Casa do Povo de São Roque do Faial
Colaboração: Câmara Municipal de Santana, Paróquia de São Roque do Faial, Banda do Arco de São Jorge, Casa do Povo de Boaventura, Casa do Povo de Santana

domingo, 19 de agosto de 2007

Cinema na Casa do Povo


No passado dia 16 de Agosto pelas 20:30 horas na sede da Casa do Povo ocorreu uma sessão de cinema com a colaboração do INATEL.
O filme passado foi: Herbie-Prego a fundo.
Aqui fica o agradecimento ao INATEL, na pessoa do Sr. Martinho.
Apesar do tempo pouco convidativo a sair de casa por causa da chuva que se fazia sentir, ainda compareceram algumas pessoas como mostra a imagem...

sábado, 18 de agosto de 2007

Dia do Emigrante com "Camponeses"


O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" da nossa Casa do Povo participará amanhã, 19 de Agosto, no Dia do Emigrante na freguesia da Ilha, numa organização da Casa do Povo da Ilha.
A actuação dos Camponeses está prevista para as 18 horas.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Terminaram as idas à praia


Terminou hoje as idas à praia proporcionadas pela carrinha da Casa do Povo. Recordamos que nos últimos quinze dias a carrinha desta instituição esteve ao dispor da população que não possui transporte, para deslocá-la até ao complexo balnear do Faial. A saída da Casa do Povo acontecia pelas 14 horas e o regresso por volta das 18 horas.
Pena foi o tempo que este ano não ajudou muito, houve até um dia em que não fizemos o percurso por causa da chuva.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Dia do Turista com balanço positivo

O Dia do Turista que a Casa do Povo organizou pela primeira vez no passado dia 11 de Agosto no geral correu muito bem. Desde a exposição de artesanato até a confecção desse mesmo artesanato, passando pelos grupos de animação, a entrega de flores aos turistas, tudo correu como planeado.
A presença das autoridades regionais e locais serviu para dar uma maior abrangência ao evento. Foram unânimes em reconhecer o mérito da iniciativa e são de opinião que a mesma deverá repetir-se nos próximos anos.
Em princípio uma das alterações para o futuro será concentrar a animação na parte da manhã, uma vez que é naquela parte do dia que passa mais turistas pelo Ribeiro Frio.
O nosso agradecimento às entidades que nos apoiaram, aos artesãos que participaram, aos grupos de animação que estiveram presentes e às entidades oficiais que se fizeram representar.
Ver as imagens na galeria...

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

"Camponeses" foram à Fajã da Ovelha

Aqui fica o registo da passagem do grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" pela freguesia da Fajã da Ovelha no passado Domingo, 12 de Agosto, por ocasião do aniversário daquela freguesia.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Jogos tradicionais no Dia do Emigrante


A nossa Casa do Povo participará com uma equipa nos Jogos Tradicionais que a Casa do Povo da Ilha organizará no próximo dia 19 de Agosto integrado nas comemorações do Dia do Emigrante.
A equipa é composta por: António Branco, Lénia Carmo, Belarmino Dória, Paulo Branco e Cátia Carmo.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Blog das Caldas de São Jorge


Fomos noticia no Blog das Caldas de São Jorge no dia 9 de Agosto a propósito do Dia do Turista.
Para quem quer consultar o blog das caldas, aqui fica o endereço

http://caldas-sao-jorge.blogspot.com

Caldas de São Jorge é a terra natal do Presidente do Conselho Fiscal da nossa Casa do Povo.
Sugerimos que fosse criado um link do nosso blog no das Caldas, o que foi logo aceite.
Esta é outra maneira de divulgarmos as nossas actividades no exterior...

domingo, 12 de agosto de 2007

"Fatias de Cá"

"Fatias de Cá" é um grupo marroquino que participou na animação do Dia do Turista.
Aqui fica o nosso agradecimento aos elementos daquele grupo.
Na ocasião foram feitas trocas de "galhardetes" como mostram as imagens...

sábado, 11 de agosto de 2007

Tocares e Cantares na Fajã da Ovelha


O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" actuará amanhã, dia 12 de Agosto, no centro da freguesia da Fajã da Ovelha, pelas 21 horas.
O convite partiu da Casa do Povo daquela localidade e está inserido nas comemorações do Aniversário da Freguesia da Fajã da Ovelha.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Novenas a Nossa Senhora do Monte

No passado dia 8 de Agosto, o Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo actuou no Monte, após a novena e missa de preparação para a Festa da Senhora do Monte.
Mais uma oportunidade de divulgarmos o nome da freguesia de são Roque...

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

"Tunacedros" tocou para D. António Carrilho

A "Tunacedros" tocou o seu hino na recepção a D. António Carrilho, Bispo do Funchal, na sua primeira visita a São Roque do Faial, no passado Domingo, 5 de Agosto.
Apesar de alguns elementos da tuna estarem de "férias" a actuação decorreu dentro da normalidade.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Programa para o Dia do Turista



Sábado, 11 de Agosto de 2007
No sítio do Ribeiro Frio



Programa:

10:30 horas – (Na entrada para os Balcões)
Abertura de uma pequena exposição de artesanato típico desta freguesia

10:30 às 13:00 horas (Na entrada para os Balcões)
- Confecção de peças de artesanato ao vivo
- Distribuição de flores aos turistas

11:00 horas (Junto ao posto florestal do Ribeiro Frio)
- Dança Tradicional de Marrocos, efectuada por Mohammed Hamdi do “Fatias de Cá” de Marrocos

- Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo de São Roque do Faial

14:30 às 17:00 horas (Na entrada para os Balcões)
- Confecção de peças de artesanato ao vivo
- Distribuição de flores aos turistas

15:00 horas – (Junto ao posto florestal do Ribeiro Frio)
Tarde Recreativa com actuação dos seguintes grupos na Casa do Povo de São Roque do Faial:

 Grupo Recreativo

 “Tunacedros”

17:00 horas – Passeio Pedestre aos Balcões

"Camponeses" na Festa de Nossa Senhora das Neves

O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" participou na animação do arraial em honra de Nossa Senhora das Neves, na freguesia dos Prazeres, no passado Sábado 4 de Agosto.
Aqui fica o agradecimento ao Sr. Miguel Faria que convidou o grupo e ao conjunto musical "Os Lordes" que cedeu a aparelhagem sonora para a referida actuação.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Encontro anual de estudantes

Como divulgado, a Casa do Povo organizou no passado dia 3 de Agosto o VII Encontro de Estudantes Universitários de São Roque do Faial.
Mais uma iniciativa desta instituição, onde poderiam ter participado mais estudantes. De qualquer modo a Casa do Povo convidou todos, e nisto vem quem quer...
Aqui fica a imagem de 3 jovens que participaram pela primeira vez, pois entraram para a universidade em 2006/2007.

Grupo Recreativo actua no Monte


O nosso Grupo Recreativo ctuará amanhã, 8 de Agosto, na freguesia do Monte, Funchal, mais concretamente junto à igreja paroquial, ao início da noite após a celebração da novena de preparação para as festas daquela localidade.
Ao longo dos anos a presença deste grupo tem sido uma constante, na animação daquele dia.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Camponeses na Festa de Santana


O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" participou ontem, 5 de Agosto na animação da Festa do Santíssimo Sacramento na Paróquia de Santana.
A actuação do grupo ocorreu no adro da igreja, antes da celebração eucarística.
Aqui fica o agradecimento à Confraria do Santíssimo, na pessoa do Sr. José António Freitas, pelo facto de nos ter convidado.

Exposição "Educação Ambiental"

Encontra-se patente desde o dia 1 de Agosto e até ao fim do mês, na sede da Casa do Povo uma exposição cujo tema é "Educação Ambental" da responsabilidade da Direcção Regional de Florestas.
Uma oportunidade para aprender mais alguma coisa sobre o ambiente...
A referida exposição pode ser observada de segunda a sexta das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.

sábado, 4 de agosto de 2007

Crismas em São Roque


Amanhã o Sr. Bispo do Funchal, D. António Carrilho, desloca-se a São Roque do Faial, onde administrará o Sacramento do Crisma na celebração eucarística pelas 16:30 horas.
A "Tunacedros" da nossa Casa do Povo fará a recepção a Sua Excelência Reverendíssima, tocando o hino da tuna no adro da igreja.
É com alguma espectativa que a comunidade aguarda esta visita, visto que é a primeira vez que o novo bispo visita a nossa freguesia.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Idas à Praia


A Casa do Povo informa que, de 6 a 17 de Agosto, disponibilizará a carrinha da instituição para o transporte das pessoas interessadas a se deslocar ao Complexo Balnear da Foz da Ribeira do Faial.
Pretendemos, assim, prestar mais um serviço à população desta freguesia, uma vez que esta não possui zona balnear e o centro da mesma dista cerca de 6 quilómetros da praia mais próxima.
A saída da Casa do Povo será a partir das 14:00 horas e o regresso por volta das 18:00 horas.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

"Camponeses" actuam nos Prazeres


O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" actuará no próximo Sábado, 4 de Agosto, na Freguesia dos Prazeres.
Esta actuação insere-se na animação prevista para a Festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira daquela localidade.
A nossa participação será das 19 às 20 horas.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

VII Encontro de Estudantes Universitários


A Casa do Povo organizará o VII Encontro de Estudantes Universitários da Freguesia de São Roque do Faial, no próximo dia 3 de Agosto.
A Casa do Povo tem como principal objectivo, com este evento, proporcionar mais um momento de convívio entre os estudantes universitários desta Freguesia, assim como, aproveitar a oportunidade para dar a conhecer algumas das actividades desenvolvidas por esta instituição.
A concentração dos estudantes será por volta das 19. 30 horas na Casa do Povo, seguindo-se um jantar - convívio num restaurante do concelho.
Outro dos objectivos desta Casa do Povo com este tipo de iniciativas é que estes encontros sirvam de base a futuros projectos de desenvolvimento para a freguesia de São Roque do Faial.

Homenagem no Dia dos Avós


Integrado no Dia dos Avós, que esta Casa do Povo organizou no passado dia 26 de Julho, foi homenageada a avó que frequenta os grupos desta instituição com mais anos de vida.
Teresa Dória é a avó mais idosa neste momento e que é elemento do nosso Grupo Coral.
Recorde-se que no ano passado foi homenageado o avô com o maior número de netos, o Sr. Carlos Santos.