quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dia do Pão-por-Deus


No dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, também conhecido por dia do Pão-Por-Deus, o Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo, comemora este dia solenizando a missa na igreja paroquial de São Roque do Faial, pelas 9 horas. Durante essa missa, mais concretamente no ofertório, o respectivo grupo irá fazer uma romagem, ao Sr. Padre João Mendonça, onde são entregues alguns produtos da época: castanhas, nozes, figos, pêros… (Pão - Por - Deus) ao pároco da freguesia ao som de música e letra feita de propósito para aquela ocasião.
Por volta das 10 horas o mesmo grupo passa pela Junta de Freguesia, onde entrega o Pão - Por - Deus ao Sr. Presidente.
Esta actividade termina na sede da Junta de Freguesia, com um lanche – convívio oferecido pela Junta de Freguesia de São Roque do Faial, aos participantes.
A Casa do Povo pretende com este tipo de iniciativas manter vivas as tradições desta freguesia e ir incutindo nos mais novos a importância deste tipo de costumes e tradições.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Prémio "O Melhor CCD INATEL" 2007


A nossa Casa do Povo apresentou hoje, a candidatura para o Prémio "O Melhor Centro de Cultura e Desporto do INATEL" 2007.
Este prémio foi instituído pelo INATEL e visa distinguir o CCD que por intermédia da sua acção nas artes e na cultura tenha contribuído significativamente para o engradecimento do património cultural.
Uma vez que a nossa instituição é CCD do INATEL desde 12 de Abril de 2006, sob o nº 4861 podemos apresentar esta candidatura.
Porque achamos que aquilo que fazemos é merecedor de ser divulgado a nível Regional e Nacional, e porque temos a consciência de que muito fizemos em prol dos nossos sócios e da população em geral aceitamos mais este desafio.

Historial dos "Camponeses"


O Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo de São Roque do Faial foi criado a 29 de Outubro de 2002.
Foi seu fundador o então presidente da Casa do Povo, Prof. Heliodoro Dória.
Após uma actuação da “Tunacedros” no Forte da Boa Vontade, na Freguesia do Faial, surgiu a ideia de criar um novo grupo na Casa do Povo, onde se pudesse tocar e cantar as cantigas de outrora.
Um dos objectivos do grupo é preservar as canções tradicionais que se cantavam na freguesia por ocasião do Natal, nas tarefas agrícolas e nas Romagens de Verão. Como pretende ser um grupo de animação tem no seu repertório também músicas tradicionais da Região e do País.
A sua primeira actuação ocorreu no dia 24 de Novembro de 2002, no Salão Paroquial de São Roque do Faial, por ocasião das comemorações do Dia do Idoso
De 13 a 15 de Maio de 2004 fez a sua primeira saída da Ilha, mais concretamente até ao Porto Santo, tendo actuado no dia 14 no centro daquela cidade.
De 7 a 14 de Agosto de 2006 realizou a sua primeira digressão a Portugal Continental, mais concretamente ao Concelho de Cabeceiras de Basto, a convite daquele município onde realizou duas actuações. De salientar que esta foi a primeira vez que este grupo actuou fora da RAM.
A 30 de Abril de 2006 participou, juntamente com os outros quatro grupos da Casa do Povo de São Roque do Faial, num espectáculo musical para gravação em DVD.
Tem actuado por toda a região onde se destaca a participação no programa da RTP “Madeira em Directo”
Tem como responsável a Enfermeira Cláudia Dória

domingo, 28 de outubro de 2007

Agradecimento

Aqui fica mais uma vez o nosso agradecimento às empresas que nos apoiaram na criação do Espaço Infantil, a funcionar na nossa sede desde a semana passada.
Como a Casa do Povo por si só não conseguia adquirir os equipamentos necessários para um bom funcionamento do espaço criado, solicitou apoios a várias instituições públicas e privadas.
O nosso pedido foi correspondido por algumas empresas privadas que se encontram nomeadas na imagem seguinte.
De referir que os equipamentos utilizados neste espaço foram suportados na integra pelas empresas citadas, o que é sempre de enaltecer e revela a sensibilidade que os empresários têm para este tipo de iniciativas.
Esta é a primeira iniciativa que a Casa do Povo consegue levar a efeito só com os apoios obtidos das empresas privadas.

sábado, 27 de outubro de 2007

Recreativo actuou num hospital

O Grupo Recreativo da nossa instituição actuou hoje no Funchal mais concretamente no Hospital Dr. João de Almada, mais conhecido por Sanatório.
Esta actuação sugiu com o intuito de alegrar um pouco os doentes que se encontam internados naquela unidade hospitalar e inseriu-se no programa de animação que aquele centro dinamiza.
Com a alegria das nossas crianças proporcionamos uma tade diferente àqueles que, por várias razões, se encontram hospitalizados.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

XXII Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins


A "Tunacedros" e a Orquestra de Bandolins da nossa Casa do Povo participarão no próximo Domingo, 28 de Outubro, no XXII Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins que decorre na Ponta do Sol.
A organização do encontro é da responsabilidade da Associação de Bandolins da Madeira.Recordamos que a nossa Casa do Povo, através da Tunacedros, organizou o IV encontro de tunas da RAM, a 2 de Julho de 1989, no sítio do Ribeiro Frio.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Director Regional preside a Abertura de Espaço Infantil

O Director Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, presidiu à Abertura do Espaço Infantil criado na nossa Casa do Povo.
A cerimónia decorreu ontem, e contou com a presença de várias entidades oficiais, sócios da Casa do Povo e residentes.
Como divulgado a "Tunacedros" fez uma pequena demonstração do trabalho que vem fazendo nos últimos tempos.
As imagens podem ser vistas na nossa galeria.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

5º Aniversário dos "Camponeses"


O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses", celebrará o seu 5º Aniversário no próximo Sábado, 27 de Outubro, de acordo com o progama seguinte:

19:30 horas- Missa de Acção de Graças, na Capela de São João Baptista, no sítio da Achada do Cedro Gordo, presidida pelo Pároco Pe. João Mendonça e solenizada pelo Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”.

20:15 horas- No adro da Capela de São João Baptista – São Roque do Faial

Actuação do Grupo Aniversariante

21:00 horas – Jantar Comemorativo do 5º Aniversário

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Tuna actua amanhã na Casa do Povo


A "Tunacedros" fará amanhã, 24 de Outubro, uma pequena actuação na sede da Casa do Povo, por ocasião da abertura do Espaço Infantil, que decorrerá naquele recinto pelas 19:30 horas, como já divulgado neste blog.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

"Camponeses" começaram a gravar o CD

O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" começou as gravações, no passado Domingo, 21 de Outubro, para o seu primeiro CD.
Foram mais de 4 horas no Estúdio Paulo Ferraz. Aqui fica o apontamento.

domingo, 21 de outubro de 2007

Ida ao teatro municipal do Funchal

A Casa do Povo proporciou uma ida ao teatro Baltazar Dias no passado dia 19 de Outubro, àqueles que se inscreveram para o efeito.
A peça vista foi LA NONNA, com texto de Roberto Cossa e Encenação de José António Barros.
Um momento único na história desta instituição, e que se poderá repetir, pelo menos esse foi o desejo expresso pelos que participaram nesta iniciativa.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Convite para abertura do Espaço Infantil


A Casa do Povo vem por este meio convidar todos os interessados para a abertura do Espaço Infantil que acontecerá na quarta-feira, 24 de Outubro pelas 19:30 horas na sede desta instituição.
Trata-se de uma cerimónia simples mas que para nós tem algum significado, pois representa mais um objectivo alcançado

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Grupo Coral solenizou missa na Escola de Santana

Como divulgado o Grupo Coral da nossa Casa do Povo solenizou a missa de Acção de Graças que assinalou os 25 anos da escola Secundária de Santana, no passado dia 11 de Outubro.
Uma actuação à altura do acontecimento...

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

"Camponeses" gravarão CD


O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" começa no próximo Domingo, 21 de Outubro a gravar o seu primeiro CD, no Estúdio Paulo Ferraz, no Funchal.
Um momento importante para a historia do grupo uma vez que, aquele será o primeiro Cd dos "Camponeses".
O momento está a ser encarado com alguma expectativa...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Orquestra actuou nas comemorações dos 25 anos da escola

Também a nossa Orquestra de Bandolins actuou a semana passada na Escola Secundária de Santana, nas comemorações dos 25 Anos daquela escola.
Mais um momento para podermos mostrar aquilo que o grupo vem realizando em prol da música na nossa terra...

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Ponto de Encontro

O Programa Ponto de Encontro, da Rádio Santana FM, foi transmitido no passado Sábado da nossa Casa do Povo.
Os assuntos tratados foram relacionados com a nossa freguesia. Como não podia deixar de ser a Casa do Povo e os seus grupos estiveram em destaque.
Aqui ficam as imagens dos entrevestados que falaram da nossa instituição...

Prof. Geraldo Dória - Grupo Coral
Profª Márcia Dória - "Tunacedros"
Srª Ângela Sousa - Grupo Recreativo
Enfª Claúdia Dória - Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses"
Prof. Heliodoro Dória - Casa do Povo

domingo, 14 de outubro de 2007

"Tunacedros" também actuou na escola

A "Tunacedros" foi ontro dos grupos desta Casa do Povo que actuou na passada semana na Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, por ocasião das comemorações dos 25 anos daquele estabelecimento de ensino.
Aqui fica o registo...

sábado, 13 de outubro de 2007

Orquestra com uniforme quase pronto

Decorreu hoje os acertos e provas do novo uniforme da Orquestra de Bandolins desta Casa do Povo.
Contamos ter dentro de quinze dias mais este grupo da nossa Casa do Povo com um uniforme que dignifique o grupo, a Casa do Povo e a própria freguesia.
Aqui ficam algumas imagens:

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Ponto de Encontro


A Rádio Santana FM transmite amanhã, 13 de Outubro, o programa Ponto de Encontro, em directo da nossa Casa do Povo.
O referido programa decorre das 10 às 13 horas e pretende diversificar a acção daquela rádio junto das populações.
Várias personalidades serão convidadas a participar pois o assunto em destaque será a nossa freguesia.
A Casa do Povo é uma das instituições que apoia esta iniciativa.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Dia da Escola


Comemora-se hoje, 11 de Outubro, o Dia da Escola, na escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral.
Faz hoje precisamente 25 anos que aquele estabelecimento de ensino começou a leccionar.
Nunca é de mais recordar que a personalidade que deu o nome à Escola, o Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, foi um filho desta bonita freguesia de São Roque do Faial.
Aqui ficam os nossos Votos de Parabens e de muito sucesso para o futuro a toda a comunidade educativa, de uma maneira especial para os alunos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Grupo Coral soleniza Bodas de Prata


O Grupo Coral da nossa instituição soleniza amanhã a Missa de Acção de Graças dos 25 Anos da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana.
A celebração será no Pavilhão Gimnodesportivo daquela escola, pelas 10:30 horas.
Uma vez que, a maior parte dos membros do grupo foram ou são alunos daquele estabelecimento de ensino, esta nossa participação torna-se ainda mais especial...

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Orquestra passou fim de semana no Caniço

Como anteriormente divulgado, a nossa Orquestra de Bandolins passou o fim de semana no Caniço, a convite da Directora Artística do grupo, Profª Helena Paula Luís.
Aqui ficam as imagens e mais uma vez, em nome do grupo e da Casa do Povo, os nossos agradecimentos à Profª Helena Luís.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Recreativo foi à escola

O Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo, actuou hoje na Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana.
A nossa participação foi incluída na "Semana do Liceu de Santana" que aquela escola está a organizar de hoje até 12 deste mês, de modo a comemorar os 25 anos da instituição.
Amanhã é a vez da Orquestra de Bandolins pelas 19:20 horas e da "Tunacedros" a partir das 20 horas, actuarem na referida escola. Se gosta de música...apareça.

sábado, 6 de outubro de 2007

Ida ao Teatro


A Casa do Povo proporcionará uma ida ao teatro no próximo dia 19 de Outubro, pelas 20:30 horas.
A peça LA NONNA, com texto de Roberto Cossa e Encenação de José António Barros, estará patente no Teatro Baltazar Dias.
Os residentes nesta freguesia que estejam interessados em assistir à referida peça, devem contactar directamente os membros da Direcção da Casa do Povo ou através do mail: cpsaoroquedofaial@gmail.com, para regularizarem a sua inscrição, até ao próximo dia 12.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Elementos da Orquestra com fim-de-semana no Caniço


Os elementos da Orquestra de Bandolins da nossa Casa do Povo passarão o próximo fim de semana, 6 e 7 de Outubro, no Caniço, a convite da Profª Helena Paula Luis, Directora Artística do referido grupo.
Uma excelente oportunidade para promover o convívio e a confraternização entre os membros da nossa Orquestra de Bandolins.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Semana do "Liceu" de Santana

A Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral-Santana, celebra no próximo dia 11 de Outubro as suas Bodas de Prata.
Para comemorar aquela data, a escola preparou uma semana de actividades.
A nossa Casa do Povo associa-se àquela instituição na parte da animação, pois 4 grupos da nossa Casa do Povo participarão nas referidas actividades ao longo da semana.
Aqui fica o programa.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Criação de espaço infantil


A Casa do Povo pretende equipar um espaço infantil na nossa sede, de modo a que as crianças da nossa freguesia possam usufruir desse espaço.
As principais razões para a criação desta nova valência, deve-se ao facto de muitos dos membros dos nossos 5 grupos serem casais jovens com filhos ainda pequenos e alguns deles não têm onde deixar os seus descendentes quando estão nas actividades desta instituição.
Ao possuirmos um espaço onde se possa ocupar as crianças, com certeza mais pessoas participarão nas nossas actividades.
Durante os meses de Verão é habitual organizarmos Actividades de Verão para crianças. Com a criação deste novo espaço, essas actividades sairiam mais enriquecedoras.
Pensamos que dentro de 15 dias teremos a sala equipada.
Para que este projecto possa ser uma realidade, pedimos colaboração a várias instituições.
Já temos alguns apoios, outros aguardamos resposta...

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Orquestra de Bandolins deu Concerto

Como divulgado, no passado Domingo, 30 de Setembro a Orquestra de Bandolins da nossa Casa do Povo realizou um Concerto Comemorativo do Dia Mundial da Música.
Apesar de alguns elementos terem esquecido, a qualidade apresentada pelo grupo foi muito boa.
Vamos aguardar que para a próxima apareçam todos...

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Dia internacional do Idoso


Comemora-se hoje, o Dia Internacional do Idoso.
A nossa Casa do Povo celebrará o Dia do Idoso no penúltimo Domingo de Novembro, como nos últimos anos.
A cerca de três anos a nossa Casa do Povo apresentou um projecto à Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e à Segurança Social, para ser criado um Centro de Convívio para Idosos, nas instalações desta instituição. Apesar do parecer favorável da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, o nosso pedido ainda não foi satisfeito.
Aqui fica o alerta para aquela necessidade, neste dia dedicado aos Idosos, pois hoje são os nossos pais, amanhã seremos nós a precisar de ajuda...