sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Aqui fica o convite

Notícia no blog das Caldas


Mais uma vez a nossa Casa do Povo foi notícia no Blog das Caldas de São Jorge, terra natal do nosso Presidente do Conselho Fiscal.
Mais uma maneira de divulgarmos a nossa terra e a nossa instituição.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Programa do V Encontro de Grupos Corais na Cidade de Santana

1º Aniversário deste blog


Faz hoje 1 ano que a Casa do Povo criou este espaço com o objectivo de divulgar as nossas actividades.
Pensamos que o balanço é positivo, quer pelas 370 mensagens editadas, quer pelo nº de visitas.
Aqui ficam os agradecimentos a todos os que contribuiram para a criação e manutenção do nosso blog. O agradecimento é extensivo àqueles que nos visitam.
Prometemos continuar a divulgar a nossa instituição, a Casa do Povo e no fundo a própria freguesia de São Roque do Faial.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

"Tunacedros" na Fajã do Penedo


A "Tunacedros" da nossa Casa do Povo actuará no próximo Sábado, 1 de Dezembro, pelas 19 horas na Fajã do Penedo, na animação da II Mostra de Doçarias de Natal que a Casa do Povo de Boaventura organizará nos dias 1 e 2 de Dezembro.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Concerto de apresentação do uniforme da Orquestra de Bandolins

Decorreu no passado Domingo, 25 de Novembro, a apresentação do uniforme da Orquestra de Bandolins da nossa Casa do Povo.
A referida Orquestra deu um concerto, para os familiares dos elementos do grupo.
Aqui fica o agradecimento aos que se associaram àquele acontecimento.

Novo uniforme da Orquestra de Bandolins

Aqui ficam as imagens da Orquestra de Bandolins com o novo uniforme que foi apresentado ao público no passado Domingo.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Grupo Recreativo actuou na Feira das Vontades

Como divulgado, o nosso Grupo Recreativo actuou no passado Sábado, no Jardim Municipal do Funchal, integrado na animação da V Feira das Vontades que decorreu naquele espaço.
Aqui fica o registo.

sábado, 24 de novembro de 2007

Orquestra de Bandolins actuou na freguesia da Ilha

No passado dia 19 de Novembro, a Orquestra de Bandolins da nossa Casa do Povo actuou na Freguesia da Ilha, mais concretamente na Casa do Povo daquela localidade que organizou a XIII Semana Cultural da Ilha.
Muitos dos elementos do nosso grupo talvez tiveram "medo" da chuva e por isso não compareceram à actuação.
Como dizia a Dr.ª Natércia, é preciso maximizar as nossas qualidades e minimizar os nossos defeitos, para que o sucesso apareça...

Recreativo no Jardim Municipal do Funchal


O Grupo Recreatico da nossa Casa do Povo actua hoje, Sábado, pelas 18:45 horas, no anfiteatro do Jardim Municipal do Funchal.
Esta actuação está inserida na animação da Feira das Vontades que decorre naquele espaço de ontem até Domingo.
Agradecemos, desde já, à Escola Básica do Porto da Cruz e ao Clube Santanense, o facto de nos disponibilizarem os seus meios de transporte.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Reunião da Assembleia Geral



Está marcada para o próximo Domingo, 25 de Novembro, pelas 11:00 horas a Assembleia Geral da Casa do Povo cuja ordem de trabalhos é:


1- Aprovação do Plano de Actividades e do Orçamento para 2008;
2- Outros Assuntos

Convidam-se os sócios da instituição a tomar parte na referida reunião.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Apresentação do novo uniforme da Orquestra de Bandolins


A apresentação do novo uniforme da Orquestra de Bandolins desta instituição será no próximo Domingo, 25 de Novembro, pelas 16 horas na sede desta Casa do Povo.
Na ocasião a referida orquestra dará um concerto para assinalar a efeméride.
O uniforme que será apresentado é da autoria da estilista Madeirense, Fernanda Nóbrega.
Para que a aquisição deste uniforme fosse possível a nossa Casa do Povo apresentou um projecto através da ADRAMA, ao programa comunitário LEDER+.
Aqui fica o convite a todos quantos queiram passar pela nossa sede no próximo Domingo, assistir ao concerto e participar num dos momentos mais altos da nossa Orquestra de Bandolins.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Participe nos nossos grupos culturais


A Casa do Povo convida todos aqueles que queiram fazer parte dos nossos cinco grupos culturais, a entrar em contacto com os responsáveis dos mesmos.
- "Tunacedros" ensaia às terças pelas 20 horas (Resp. Enf. Beto Martins);
- Grupo Coral ensaia às segundas e quintas pelas 20:30 horas (Resp. Prof. Geraldo Dória);
- Grupo Recreativo ensaia aos Sábados pelas 19:30 horas (Resp. Sr.ª Ângela Sousa);
- Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" ensaios às quartas ou quintas pelas 19:30 horas (Resp. Sr. Jorge Henriques;
- Orquestra de Bandolins ensaia aos Domingos pelas 11 horas (Resp. Sr.ª Ermelinda Abreu)

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Dia do Idoso com balanço positivo


Apesar da chuva que se fazia sentir na tarde do passado Domingo, os Idosos da nossa freguesia compareceram em número razoável na Casa do Povo.
O balanço das comemorações do Dia do Idoso é positivo, quer pelo nº de participantes, quer pela qualidade dos grupos que actuaram.
Ficou mais uma vez demonstrado, a necessidade de se construir um auditório em São Roque do Faial onde se possa organizar este tipo de iniciativas.
Outro apelo feito vai no sentido de se criar um Centro de Convívio para os Idosos da freguesia.
Aqui fica um agradecimento ao Grupo de Acordeões da Casa do Povo de Boaventura, ao Grupo de Teatro da Casa do Povo do Caniçal, aos Amantes da Música e aos elementos da nossa "Tunacedros". Uma palavra de apreço à Escola Básica do Porto da Cruz, à Junta de Freguesia de São Jorge e ao Clube de São Jorge pela cedência dos meios de transporte que tornaram possível mais esta actividade.
A todos quantos colaboraram na organização deste evento, o nosso muito obrigado.
Encontram-se na nossa galeria de imagens algumas fotos desta iniciativa.

Idosos Homenageados

Foram ontem homenageados 3 idosos da nossa freguesia por ocasião das Comemorações do Dia do Idoso, que a nossa Casa do Povo organizou.
O Sr. Ângelo da Cancela com 94 anos, a Sr.ª Maria do Folhadal com 82 anos e a Sr.ª Rosa que é membro do nosso Grupo Coral há 16 anos.
Aos homenageados os nossos parabéns e votos de boa saúde.

domingo, 18 de novembro de 2007

"Tunacedros" actua hoje

Integrado nas comemorações do Dia do Idoso, a nossa "Tunacedros" actuará hoje pelas 15 horas na sede desta Casa do Povo.

sábado, 17 de novembro de 2007

"Camponeses" com novos elementos


O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" da nossa Casa do Povo tem 3 elementos novos. Trata-se do Sr. Martinho, a Senhora Nazaré e a menina Elizabete.
Saúda-se, também, o regresso da Sr.ª Tânia Dória ao grupo, ela que foi a primeira responsável pelo mesmo aquando da sua fundação há cinco anos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Dia do Idoso


A nossa Casa do Povo organizará no próximo Domingo, 18 de Novembro, o Dia do Idoso, de acordo com o programa divulgado anteriormente neste espaço.
Esta actividade tem estado inserida no nosso plano de actividades nos últimos anos, com o objectivo de proporcionar aos menos jovens da freguesia uma tarde de animação e convívio diferente do habitual. Estes momentos são sempre aproveitados para a confraternização pois muitos dos participantes passam vários meses sem se contactar, uma vez que a idade já não permite grandes mobilidades…
Como a nossa freguesia é dispersa e a maior parte dos idosos não têm meio de transporte, disponibilizaremos duas carrinhas para o transporte dos interessados até às instalações da Casa do Povo.
Homenagearemos as três pessoas mais idosas que participarem nesta actividade, como forma de reconhecimento por tudo aquilo que fizeram pela nossa terra.
A freguesia de São Roque do Faial, assim como muitas outras da costa norte da RAM, tem uma população envelhecida, mais de 20% tem mais de 65 anos. Para além disso começa a haver o isolamento e daí a solidão de alguns idosos, nas suas casas. Para tentar combater este problema social, a Casa do Povo apresentou a mais de 3 anos um projecto à Segurança Social para a criação de um Centro de Convívio para Idosos nas nossas instalações. Até ao momento ainda não conseguimos avançar com o projecto. Continuaremos a “lutar” para que os nossos idosos possam usufruir daquele espaço onde possam conviver e confraternizar...

Lado a Lado da RTP Madeira

A Casa do Povo esteve presente no programa Lado a Lado da RTP Madeira, no passado dia 9 de Novembro.
A ideia foi divulgar o concurso "Tocar do Búzio".
Aqui fica o nosso agradecimento à Televisão da Madeira na pessoa da Teresa Mizon, que nos convidou para aquele programa.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

XIII Semana Cultural da Ilha


A nossa Orquestra de Bandolins participa na animação da XIII Semana Cultural da Ilha, no dia 19 de Novembro, pelas 19:30 horas.
É a primeira vez que este grupo actua naquela freguesia do Concelho de Santana.
Aqui fica o convite para assistir à actuação da referida orquestra.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Vencedores do 3º Concurso "Tocar do Búzio"


O 3º Concurso "Tocar do Búzio" que a nossa instituição organizou no passado dia 10 de Novembro teve como vencedores: Zé Dória no toque mais longo, António Gonçalves no toque mais forte e José Manuel Freitas no toque mais artístico. Para eles os nossos parabens.
O júri foi constituído pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, pelo Secretário da Direcção da Casa do Povo e por uma jovem universitária elemento da "Tunacedros". Para eles o nosso agradecimento.
Um registo para a primeira mulher que participou no concurso, Lídia Antunes, e o facto de, pela primeira vez, termos concorrentes de outras freguesias da nossa região.
As imagems do concurso podem ser vistas na nossa galeria.

Inscrições para curso de entradas e petiscos


A Casa do Povo informa que estão abertas inscrições até ao dia 30 de Novembro de 2007, para um Curso de Entradas e Petiscos.
As inscrições podem ser feitas na Casa do Povo, aos elementos da Direcção ou através do e-mail cpsaoroquedofaial@gmail.com
O curso funcionará nas instalações desta Casa do Povo em horário laboral e será ministrado por um técnico da Direcção de Serviços de Desenvolvimento Rural.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Festa de São Martinho

A Casa do Povo organizou a Festa de São Martinho no passado Sábado, 10 de Novembro.
Uma oportunidade para conviver e confraternizar.
As pessoas compareceram em quantidade razoável, destacando-se a participação de forasteiros de várias freguesias nomeadamente: Santo António, Camacha, Santana, Santa Cruz...
Aqui ficam algumas imagens.

domingo, 11 de novembro de 2007

Encontro de coros da RAM

O nosso Grupo Coral, mais uma vez, participou no Encontro de Grupos Corais da RAM, no passado dia 4 de Novembro na Calheta.
Aqui ficam algumas imagens...

Visita ao engenho da Calheta como habitualmente, onde se pode provar o famoso bolo de mel e não só...
A voz tem de estar afinada...
É preciso saber esperar pela sua vez...
Momento alto do encontro
Encerramento com mais artistas do que público

sábado, 10 de novembro de 2007

Destaque na Comunicação Social


O 3º Concurso "Tocar do Búzio" que a nossa Casa do Povo organiza hoje, teve um grande destaque na imprensa regional.
Desta a Rádio Santana, à RTP Madeira, Diário de Notícias, RDP-Antena 1, Tribuna da Madeira, passando pelo Jornal da Madeira.
Aqui fica o nosso agradecimento pela divulgação...

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Búzios no programa Lado a Lado da RTP


A Casa do Povo estará representada no fim do programa Lado a Lado que a RTP Madeira transmite hoje em directo das 19 às 20 horas, a propósito do 3º Concurso "Tocar do Búzio" que organizaremos amanhã.
O Presidente da Direcção apresentará os objectivos do concurso enquanto que, dois dos vencedores da edição do ano passado farão uma pequena demostração de como se toca aquele "instrumento".

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Troféu para o concurso

Aqui fica a imagem do troféu que será entregue aos vencedores de cada uma das 3 modalidades do 3º Concurso "Tocar do Búzio".
Mais importante que o prémio é a participação. Por isso aqui fica o convite para passar pela Casa do Povo e, porque não, tocar o Búzio?

3º Concurso "Tocar do Búzio"

Organizamos o III Concurso “Tocar do Búzio” no próximo Sábado, 10 de Novembro, integrado na festa de São Martinho.
Com este concurso pretendemos reavivar a tradição de na véspera de São Martinho tocar os búzios. As populações mais novas praticamente deixaram de tocar aquele instrumento. Outro dos objectivos do concurso é dar oportunidade às pessoas interessadas poderem tocar o búzio. O concurso é aberto a todos os interessados e serão atribuídos prémios ao toque mais forte, toque mais prolongado e toque mais artístico.
Aqui fica a imagem dos vencedores do ano passado.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Festa de São Martinho


A Casa do Povo organizará, no próximo Sábado, dia 10 do corrente, a partir das 19.30 horas, na sede da instituição, a Festa de São Martinho.
Pretendemos com esta actividade manter viva a tradição de provar o vinho novo na véspera de São Martinho. Embora este ano as verbas da Casa do Povo sejam escassas, haverá o vinho novo, o pão de casa, as nozes, o bacalhau assado ou o gaiado seco... No pátio da Casa do Povo será feito uma fogueira onde podem ser assadas as castanhas.
A animação estará a cargo do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” desta Casa do Povo.
Convidamos a população da freguesia a participar nesta actividade ou algum forasteiro que no sábado à noite queira provar o vinho novo a se dirigir à Casa do Povo.

"Camponeses" com novo responsável


O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" da nossa Casa do Povo tem um novo responsável, trata-se do Sr. Jorge Henriques. Desde já desejamos que realize um bom trabalho em prol do grupo, da Casa do Povo e da própria freguesia de São Roque do Faial.
Pelo trabalho e dedicação desenvolvido nos últimos tempos, aqui fica o nosso agradecimento à Enfermeira Cláudia Dória que, a seu pedido, deixou de ser a responsável do referido grupo.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Grupo Coral solenizou missa no Paúl do Mar


O Grupo Coral solenizou a Missa Dominical, no passado fim de semana, na igreja paroquial do Paúl do Mar.
Aquela paróquia celebrou no Domingo, 4 de Novembro, a Festa do Sagrado Coração de Jesus.
Mais um momento para divulgarmos a nossa instituição e a freguesia de São Roque do Faial.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

"Tunacedros" e Orquestra de Bandolins em Encontro Regional

Como anteriormente divulgado, a "Tunacedros" e a Orquestra de Bandolins participaram no XXII Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins da RAM, no passado dia 28 de Outubro, na vila da Ponta do Sol.
Agradecemos à Câmara Municipal de Santana que nos emprestou a carrinha municipal para o transporte dos referidos grupos.
Aqui fica o registo fotográfico...