domingo, 22 de junho de 2008

VI Concurso de Fontanários


A Casa do Povo organizará a 23 de Junho de 2008, segunda-feira, o VI Concurso de Fontanários.
O principal objectivo deste concurso é o de recuperar a tradição de enfeitar os fontanários públicos da Freguesia por altura do São João, proporcionar momentos de convívio entre as pessoas que residem próximo das fontes e também divulgar o património local que são os fontanários públicos. Estes objectivos foram atingidos na íntegra nas anteriores edições. De referir que todos os fontanários públicos da freguesia concorreram em 2007 e que foi grande a participação das pessoas nesta iniciativa.
Um júri percorrerá os fontanários em concurso, no dia 23 à noite a partir do Lombo Grande, distinguindo, com prémios monetários, os três primeiros classificados. Para além destes, haverá um prémio revelação que será atribuído a um dos participantes. Será atribuído um prémio de participação em dinheiro, para além de um pequeno troféu, como de costume, a cada um dos fontanários concorrentes.
A animação será garantida pelo Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo local.
Não faltará um pouco da gastronomia desta zona, de salientar que é hábito fazer-se as fogueiras, na véspera dos Santos Populares...
Terminará com um convívi0, junto ao fontanário do Ribeiro Frio, para todos os participantes. Na ocasião actuará a Marcha Popular do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana.
A Casa do Povo convida a população a participar e assistir a mais este evento que organiza.

1 comentário:

Anónimo disse...

Belíssima tradição, e excelente forma de a preservar e divulgar, Parabéns. É de iniciativas como esta que a cultura popular precisa para poder perdurar pelas gerações vindouras.