segunda-feira, 22 de setembro de 2008

17 anos a cantar...


O Grupo Coral faz hoje 17 anos. Aqui fica o seu historial:

O Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundado a 22 de Setembro de 1991, pelo presidente da Casa do Povo, Prof. Nóbrega Dória. Teve como primeiro Director Artístico o professor Agostinho Bettencourt. A primeira actuação do grupo ocorreu na Freguesia de São Roque do Faial, no dia 24 de Dezembro, desse ano, solenizando a "Missa do Galo". Este Grupo Coral foi o primeiro a ser criado no concelho de Santana e em toda a costa norte da Madeira.

Inicialmente o coro foi apoiado financeiramente pela Fundação Horácio Roque, que também ofereceu o uniforme do grupo. Em Outubro de 1993 foi convidado para "Padrinho do Grupo Coral" o professor Carlos Pereira, presidente da Câmara Municipal de Santana, pelo carinho e apoio demonstrado a este coro.

O Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial já actuou em todas as freguesias do concelho de Santana e por toda a Região Autónoma da Madeira. Em Junho de 1993, efectuou uma digressão ao Porto Santo, cantando a Missa de São João e actuando no largo da Câmara Municipal e, no verão de 1996, efectuou uma digressão à zona norte de Portugal Continental. Em Setembro de 2003 realizou o seu primeiro intercâmbio com o Grupo Coral “Cantata” do Clube PT de Aveiro, tendo visitado aquela cidade entre 10 a 16 desse mês, onde realizou três concertos. Entre 6 e 13 de Agosto de 2005 efectuou um intercâmbio com o Coro da Igreja Matriz da Maia – São Miguel, Açores, onde realizou dois concertos. De 15 a 23 de Agosto de 2008 realizou mais uma digressão ao continente, mais concretamente à zona do Douro, através de um intercâmbio com o Grupo Coral de Resende, tendo realizado sete actuações, com destaque para a participação no 2º Encontro de Coros de Queimadela.

Este coro é composto, actualmente, por 32 elementos, destes 10 são masculinos (tenores e baixos) e 22 femininos (sopranos e contraltos). O actual Director Artístico é o Maestro João Victor Costa, que é coadjuvado pela professora Helena Paula Luís. O responsável do Grupo Coral é o professor Geraldo Dória. O repertório do Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial é constituído por uma vertente religiosa e outra profana, sendo quase na totalidade, músicas tradicionais desta freguesia, com arranjos do compositor João Victor Costa.

Anualmente este coro organiza o Encontro de Grupos Corais na Cidade de Santana.
A 30 de Abril de 2006 gravou um DVD de um espectáculo musical, organizado pela Casa do Povo de São Roque do Faial, no Salão Paroquial de Santana, juntamente com os outros quatro grupos da Casa do Povo.

A 20 de Setembro de 2006, por ocasião do seu 15º aniversário, o Grupo lançou o seu primeiro CD denominado: “Assim se Canta”, constituído por 17 faixas com temas populares da Freguesia, da Região e também por uma vertente profana, com harmonizações do compositor João Victor Costa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá caros amigos,

O Grupo Coral do Estreito parabeniza-vos por mais um aniversário e deseja que continuem o vosso trabalho sempre com o mesma dedicação e finco.

Saudações corais...

Anónimo disse...

Parabéns ao grupo coral por mais este aniversário, continuem!