quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mais um convívio

Hoje, após o ensaio do Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" e uma vez que um dos elementos fazia anos, houve bolo e o tocar e cantar dos parabens...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Programa do 3º Aniversário da Orquestra de Bandolins

Sábado, 1 de Março de 2008

19:30 horas - Jantar Comemorativo do 3º Aniversário, para os elementos da Orquestra de Bandolins e convidados, num restaurante da localidade.

Domingo, 2 de Março de 2008

9 .00 horas- Missa de Acção de Graças, na Igreja Paroquial de São Roque do Faial, presidida pelo Pároco Pe. João Mendonça

9.45 horas- No Salão Paroquial de São Roque do Faial

• Concerto de Aniversário pela Orquestra de Bandolins

Serão entoadas músicas do repertório da Orquestra de Bandolins, com arranjos da Professora Helena Paula Luís.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Candidatura ao P.O.D


A Casa do Povo apresentou, no passado dia 31 de Janeiro, uma Candidatura a Programa Ocupacional de Desempregados, ao Instituto Regional de Emprego.
O objectivo é ver se conseguimos alguém que possa exercer funções administrativas e de apoio às nossas actividades, uma vez que neste momento não temos qualquer funcionário.
Aguardamos parecer do Presidente do Conselho de Administração do referido instituto.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Instalações necessitam de reparação

A sala anexa no exterior da nossa Casa do Povo, necessita de reparação nomeadamente na substituição da caleira, como mostram as imagens.São efeitos da corrosão...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Orquestra de Bandolins com 3 anos


A Orquestra de Bandolins da nossa Casa do Povo é o grupo mais jovem desta instituição. Iniciou os ensaios a 21 de Fevereiro de 2005 tendo feito a sua primeira actuação no dia 29 de Maio desse ano, participando no XII Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, evento realizado anualmente em São Roque do Faial e organizado pela Casa do Povo local.
Os objectivos principais da formação desta Orquestra foi proporcionar aos jovens da Freguesia mais uma oportunidade de aprenderem música e poderem assim ocupar os seus tempos livres. Outro objectivo foi que no futuro alguns dos elementos da Orquestra de Bandolins possam integrar a “Tunacedros” desta Casa do Povo.
O seu fundador foi o Prof. Heliodoro Dória, presidente da Direcção da Casa do Povo de São Roque do Faial.
O grupo tem como Directora Artística a profª Helena Paula Luís. Os ensaios são aos Domingos, às 10:30 horas e às terças pelas 19 horas.
A Orquestra é constituída por 22 elementos, sendo que alguns deles são ainda aprendizes.
A responsável da Orquestra é a Sr.ª Ermelinda Abreu que coordena o grupo e faz a ligação do mesmo à Direcção da Casa do Povo.
Este grupo tem actuado em várias festividades na freguesia e fora dela, tendo participado no Espectáculo Musical que a Casa do Povo de São Roque do Faial organizou, a 30 de Abril de 2006, e que foi gravado em DVD.
Em Abril de 2007 fez uma digressão à Ilha do Porto Santo.
Apresentou em Novembro de 2007 o seu uniforme, da autoria da Estilista Madeirense Fernanda Nóbrega.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Jantar Comemorativo do 21º Aniversário da "Tunacedros"

Ocorreu no passado Sábado, 16 de Fevereiro, o Jantar Comemorativo do 21º Aniversário da "Tunacedros".
Aqui fica o registo...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Centro de convívio para idosos


A nossa Casa do Povo voltou a solicitar a colaboração do Governo Regional para a criação de um Centro de Convívio para os Idosos da nossa freguesia.
Enviamos um ofício a pedir à Presidente do Conselho de Administração da Segurança Social da Madeira, a abertura do referido Centro de Convívio.
Recordamos que há cerca de 5 anos apresentamos um projecto à Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e à Segurança Social da Madeira.
Como a esperança é a última a morrer, voltamos a insistir na criação desta valência na nossa instituição.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Concerto de Anivarsário da "Tunacedros"

Ocorreu no passado Sábado, na Capela de São João Baptista na Achada do Cedro Gordo, o Concerto de Aniversário da "Tunacedros", como anteriormente divulgado.
Foram entoadas músicas do repertório da tuna na sua maioria com Arranjos da Profª. Helena Paula Luís que é a Directora Artística da referida tuna há cerca de um ano. Fez parte, também, daquele concerto algumas músicas de cariz religioso.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Apoios aos agricultores

Decorreu ontem nas instalações da nossa Casa do Povo uma sessão de esclarecimento, pelo engenheiro Joaquim Leça, sobre as várias ajudas disponiveis para os agricultores.
É pena os agricultores não aproveitarem este tipo de iniciaivas, pois muitos não aparecem depois reclamam que não se faz nada...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

21 anos a tocar


A “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundada no ano de 1987. O seu primeiro ensaio ocorreu no dia 15 de Fevereiro, tendo feito a sua primeira actuação a 4 de Outubro desse mesmo ano em Santana.
Surgiu do grupo de jovens da Paróquia e, posteriormente com a criação da Casa do Povo foi integrada nesta.
Desde então tem actuado por toda a ilha em Encontros de Tunas, Feiras das Casas do Povo e outros eventos culturais. Organizou o IV Encontro Regional de Tunas da Madeira a 2 de Julho de 1989 no sítio do Ribeiro Frio. No ano de 1996 fez uma digressão a Canárias.
O seu repertório é essencialmente composto por músicas tradicionais recolhidas pelos seus elementos na Freguesia.
Os seus executantes tocam violino, bandolim, bandoleta, rajão, viola de arame, viola-francesa e braguinha.
Nos primeiros quinze anos teve como ensaiador o Sr. Eduardo Caldeira. De 2002 a 2007 asseguraram os ensaios o Prof. Heliodoro Dória e o Sr. José Pereira.
A 30 de Abril de 2006 participou num Espectáculo Musical para gravação em DVD, juntamente com os outros quatro grupos desta Casa do Povo.
De 7 a 14 de Agosto de 2006 realizou a sua primeira digressão a Portugal Continental, mais concretamente ao Concelho de Cabeceiras de Basto, a convite daquele município onde realizou dois concertos. De salientar que esta foi a primeira vez que este grupo actuou fora da RAM.
Actualmente tem como Directora Artística a Prof.ª Helena Paula Luís.
É composta por 13 elementos e o seu responsável é o Enfermeiro Beto Martins.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

DVD Apresentado


A Casa do Povo apresentou no Domingo passado, após o concerto do Grupo Coral, o DVD do V Encontro de Grupos Corais na Cidade de Santana.
Mais uma maneira de ficar registada aquela actividade que a nossa Casa do Povo organiza há cinco anos.
Embora o objectivo principal não seja a comercialização do DVD, o mesmo encontra-se à venda na sede da nossa instituição.
Mais uma vez a sala da Casa do Povo tornou-se pequena para todos aqueles que quiseram assistir à referida apresentação...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Novo uniforme do Grupo Coral

Foi apresentado no passado Domingo, o novo uniforme do nosso Grupo Coral. Na ocasião o referido grupo deu um concerto, como anteriormente divulgado.
A sala da Casa do Povo encheu para esta iniciativa.
De salientar a presença do Presidente da ADRAMA, Sr. Henrique Silva e do Deputado Dr. Rui Moisés.
Aqui ficam algumas imagens do acontecimento...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Ajudas à Agricultura


Sessão de esclarecimento aos agricultores de São Roque do faial promivida pelos técnicos da Direcção Regional de Agricultura, na próxima sexta, 15 de Fevereiro pelas 19:30 horas, na sede da nossa Casa do Povo.
Uma oportunidade para esclarecer todas as dúvidas sobre os vários apoios existentes para os agricultores.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

"Tunacedros" actuou em Santana




A "Tunacedros" desta instituição actuou ontem num restaurante da cidade de Santana, numa festa particular.
Na ocasião foi feita uma pequena homenagem a um antigo membro da Orquestra de Bandolins Recreio União da Mocidade que ali estava presente.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Apresentação de DVD


No próximo Domingo, depois do concerto do nosso Grupo Coral que está marcado para as 15 horas na sede desta Casa do Povo, apresentaremos o DVD do V Encontro de Grupos Coras na Cidade de Santana que a nossa instituição organizou no passado dia 2 de Dezembro, e onde participaram para além do nosso grupo, o Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Ponta do Sol, o Grupo Coral de São Vicente e o Grupo Coral do CDCR dos Correios da Madeira.
Apesar do encontro de coros já se ter realizado pela 5ª vez, esta foi a primeira gravada em DVD.
O trabalho apresentado foi executado pela empresa Videovida, do Sr. Nelson Gonçalves.
Pretendemos assim registar aquilo que se faz ano após ano a nível coral no nosso concelho…

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Cortejo de Carnaval 2008


Aqui ficam as imagens do pequeno cortejo de Carnaval 2008 que esta instituição organizou, assim como o convívio que se seguiu na Casa do Povo.
Um agradecimento a todos os participantes de um modo especial à escola Básica do 1º ciclo da Freguesia, que se associou a esta iniciativa, aos alunos e professores que embora sendo tolerância de ponto, tiveram presentes.
Aos que prepararam o lanche, as malassadas e a canja, o nosso muito obrigado.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Casa do Povo recebe instrumentos do INATEL

A nossa Casa do Povo apresentou várias candidaturas aos planos nacionais de apoio do INATEL no ano passado.
Fomos comtemplados no "Plano Nacional de Apoio à Música Amadora 2007" com um órgão eléctrico e no "Plano Nacional de Apoio a Grupos Etnogáficos 2007" receberemos uma rabeca (violino).
O INATEL-Madeira aguarda a vinda dos instrumentos do continente para proceder à sua entrega.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Grupo Coral apresenta novo uniforme


A Casa do Povo informa que fará a apresentação do novo uniforme do Grupo Coral desta instituição no próximo Domingo, 10 de Fevereiro pelas 15 horas na sede desta Casa do Povo.
Na ocasião o referido grupo dará um concerto para assinalar a efeméride.
Há cerca de 15 anos a Fundação Horácio Roque ofereceu o uniforme da autoria do Estilista André Correia, que o grupo usou durante estes anos. Com o uso nas inúmeras actuações ao longo de 15 anos, o referido uniforme apresenta-se um pouco degradado, por essa razão houve necessidade de investir numa outra alternativa.
Para que a aquisição do novo uniforme fosse possível a nossa Casa do Povo apresentou um projecto através da ADRAMA, ao programa comunitário LEDER+, sendo que cerca de 70% do investimento feito pela nossa instituição provem desse apoio comunitário.
O uniforme que será apresentado é da autoria da Estilista Madeirense, Fernanda Nóbrega.
Aqui fica o convite a todos quantos queiram passar pela nossa Casa do Povo no próximo Domingo, assistir ao concerto e participar num dos momentos mais altos do nosso Grupo Coral.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Camponeses animaram os compadres

Como divulgado, o Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" participou na animação da Festa de Compadres que os residentes no Lombo de Cima-Faial, organizaram no passado dia 31 de Janeiro.
Foram muitas as pessoas que se juntaram ao anoitecer na estrada junto à escola daquele sítio para conviver e confraternizar, pena foi a chuva que apareceu sem avisar...
Aqui ficam algumas imagens.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Cortejo e Festa de Carnaval


A Casa do Povo volta a organizar na próxima terça-feira, 5 de Fevereiro, um Cortejo e Festa de Carnaval.
A concentração dos “mascarados” será na Casa do Povo a partir das 17:30 horas. Pelas 18 horas sai o cortejo pelo centro da freguesia. Saída da Casa do Povo, desce passando pela rua da igreja, atravessa a ponte nova até ao restaurante Sanroque e regressa à Casa do Povo.
A festa continua pela noite na sede da Casa do Povo.
O principal objectivo desta actividade é recuperar o hábito das pessoas se mascararem nesse dia. Pois essa tradição já estava ultrapassada em São Roque do Faial.
A realização, pelo segundo ano consecutivo, do cortejo vem dar resposta a alguns pedidos feitos nesse sentido, uma vez que, com a criação da escola no sítio dos Terreiros, o centro da freguesia ficou mais pobre nesta época de Carnaval. Esta é uma oportunidade de trazermos alguma animação ao centro da freguesia.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Culturalmente na RTP-Madeira

No programa Culturalmente da RTP-Madeira que será emitido hoje pelas 21:40 horas, depois do telejornal, um dos temas abordados será a exposição fotográfica "Retratos de Cá" que se encontra patente na sede da nossa Casa do Povo.
Aqui fica o alerta para os interessados.
O referido programa tem repetição amanhã pelas 12:55 horas.