sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

18 anos ao serviço da freguesia...


A Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundada a 23 de Janeiro de 1991. O principal objectivo que levou à criação desta instituição foi o de desenvolver as populações a nível desportivo e sócio-cultural. Com a criação de dois clubes desportivos na Freguesia, a Casa do Povo ocupou-se mais com a parte social, cultural e profissional.
Contamos actualmente com cerca de 200 sócios o que representa mais de 20% da população da Freguesia.
Esta Casa do Povo possui 5 grupos culturais, nomeadamente: Grupo Coral com 30 elementos, “Tunacedros” com 14 elementos, Grupo Recreativo com 30, Orquestra de Bandolins com 22 elementos e Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” com 12 membros. Um marco importante na vida destes grupos foi a gravação de um DVD dos cinco agrupamentos. Outro aspecto de grande relevo foi a gravação e edição do CD “Assim se Canta” do nosso Grupo Coral em 2006. De salientar que este foi o primeiro trabalho do género que alguma vez se fez em São Roque do Faial. Em 2007 surgiu outro CD “Cantares D’Antigamente” do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”. No ano passado a Casa do Povo editou a sua primeira obra literária “Guardar Memórias e Abrir Horizontes… As Tradições e Costumes de São Roque do Faial”. Trata-se de um livro que retrata a história da freguesia de São Roque do Faial com maior incidência nos últimos 50 anos…
A 16 de Maio de 2008 foi aberto o Centro de Convívio para idosos na sede da nossa Casa do Povo. Uma aspiração das populações da freguesia há vários anos e que assim foi concretizada com o apoio da Segurança Social da Madeira.
Ao longo do ano muitos são os eventos organizados pela Casa do Povo que vai desde o dia do Doente passando pelo dia do Pai, da Mãe, do Emigrante, do Idoso, de São Martinho, do Pão-por-Deus, do Bom Pastor, da Criança, etc.
O aniversário dos vários grupos, concertos dos mesmos, ou as Festas de Carnaval, da Páscoa, do Verão, são outras das actividades que desenvolvemos. Em cada ano temos um ciclo de 3 ou 4 conferências como meio de ensinar e incentivar as pessoas sobre as mais variadas áreas. No entanto, as actividades que envolvem um maior número de participações são o Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana e o Encontro de Coros na Cidade de Santana, eventos organizados por esta instituição.
Para além das inúmeras actividades que organizamos, participamos em muitas outras para as quais somos convidados dentro e fora do nosso concelho. Destaca-se a Festa de Compadres, os Encontros Regionais de Tunas e de Grupos Corais, Feiras, Exposições Regionais da Anona e do Limão...
Para que tudo isto seja uma realidade contamos com o apoio do Governo Regional através de um contrato programa, da Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia e Paróquia de São Roque do Faial, ADRAMA, INATEL, etc.
Um dos principais responsáveis pela grande dinamização desta instituição é o facto de as pessoas aderirem às diferentes actividades que organizamos ao longo do ano. Esse é um sinal de que vale a pena continuar a trabalhar e que todo o esforço realizado ao longo destes anos não tem sido em vão.
Dos objectivos futuros para esta Casa do Povo, de destacar a criação de uma medalha para a Casa do Povo, intercâmbios entre os nossos grupos e outros fora da região, a edição de uma revista com periodicidade anual sobre as actividades realizadas pela Casa do Povo, etc.

1 comentário:

Anónimo disse...

PARABÉNS! Agora que a nossa instituição é maior de idade :)espero que continue com os mesmos objectivos e que não deixe de realizar as várias actividades que muito divulgam a nossa pequena freguesia. Parabéns aos que a têm feito crescer!

beijinhos, Micaela