quarta-feira, 10 de junho de 2009

Editorial da Revista do XVI Encontro de Grupos Culturais


Depois de, no ano passado, o Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana ter passado para dois dias, eis que este ano surge uma outra novidade, a introdução de uma temática ao evento. Mais uma vez aceitamos o repto lançado no fim da edição anterior e, o tema escolhido para a presente edição foram os “Costumes e Tradições”. Este tema não surge por acaso, pois no meu entender, muitos dos costumes e tradições vão persistindo no tempo e alguns até vão sendo recuperados graças aos grupos culturais que proliferam pelas 6 freguesias do nosso concelho.
O Encontro de Grupos Culturais é hoje o evento que trás mais pessoas à freguesia de São Roque do Faial. Se pensarmos que só pelo palco passam mais de 400 elementos num fim-de-semana, para a dimensão da nossa terra já é muito bom. Ao longo dos anos este certame foi crescendo sendo já um cartaz para o próprio Concelho de Santana.
Apesar do parente pobre continuar a ser a cultura, os grupos culturais têm-se mantido fruto do espírito de missão dos seus dirigentes e executantes. A maioria dos grupos passam por muitas dificuldades para poder apresentar espectáculos de qualidade e que por vezes, por ser da terra, não são devidamente apoiados.
A 16ª edição do encontro fica também, marcada, pelo facto de não se realizar num fim-de-semana. Como é do Vosso conhecimento, temos organizado o encontro no primeiro fim-de-semana se Junho. Mas, como este ano coincidiu com um acto eleitoral, tivemos que organizar ao meio da semana. Aproveitamos os dois feriados nacionais e agradecemos aos grupos participantes que aceitaram a nossa proposta e cá estão em São Roque do Faial para mostrar um pouco daquilo que se vai fazendo a nível cultural no nosso concelho.
Agradeço às instituições que nos apoiam nomeadamente: a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, a Câmara Municipal de Santana, a Junta de Freguesia de São Roque do Faial, a Fundação INATEL, a Rádio Santana FM e a Paroquia de São Roque do Faial. Agradeço, também, às várias instituições que colaboram com a Casa do Povo de São Roque do Faial cedendo os seus meus de transporte.
Sem a participação dos grupos e o esforço das instituições a que estão ligadas, esta iniciativa deixava de existir, por isso é para eles o meu maior agradecimento. Continuem a trabalhar e a manter vivos os “Costumes e Tradições” das gentes do Concelho de SANTANA.

São Roque do Faial, 10 de Junho de 2009

O Presidente da Direcção da Casa do Povo

Manuel Heliodoro de Freitas Dória

Sem comentários: