sábado, 5 de junho de 2010

Editorial da Revista do XVII Encontro de Grupos Culturais


Editorial


A cultura de Santana, nomeadamente a que diz respeito aos grupos culturais, continua bem viva. Exemplo disso é a quantidade de grupos que participam mais uma vez na edição deste ano do Encontro de Grupos Culturais do nosso concelho. Este encontro continua a ser uma montra daquilo que se vai fazendo a nível cultural nas seis Freguesias de Santana.
Muitas são as manifestações culturais que se fazem ao longo do ano em Santana mas este é o único evento que junta todos os agrupamentos de carácter cultural. Por esta razão continua a merecer a nossa organização e a recompensa está na qualidade apresentada em palco e na adesão dos grupos ao longo dos anos, existindo mesmo quem tenha participado em todas as edições.
Numa altura em que no nosso município se tenta reorganizar, e bem, a orgânica cultural de modo a dar maior visibilidade àquilo que é genuinamente nosso. É com bons olhos que vejo surgir, por exemplo, a agenda cultural, o que a meu ver vai permitir calendarizar os eventos para que, a exemplo do que acontece este fim-de-semana, não se organize eventos culturais de carácter concelhio em simultâneo…
Ao longo dos anos tenho deixado neste espaço um agradecimento às instituições que nos apoiam. E nunca é demais referir que sem elas a Casa do Povo de São Roque do Faial não conseguia organizar este evento. Refiro-me à Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, à Direcção Regional dos Assuntos Culturais, à Câmara Municipal de Santana, à Junta de Freguesia de São Roque do Faial, à Fundação INATEL, à Rádio Santana FM e a todas as associações que colaboraram cedendo os seus meios de transporte.
Evidenciar a Cultura Popular, tema escolhido para esta 17ª edição do Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, é no fundo recordar a nossa essência como povo que tem sabido ao longo dos anos sobreviver e ultrapassar as dificuldades da Vida, como ainda no início deste ano ficou bem patente nos nossos corações com as intempéries que assolaram a nossa região…
Bom fim-de-semana para todos e divirtam-se ao sabor da Cultura Popular de Santana.

São Roque do Faial, 5 de Junho de 2010

O Presidente da Direcção da Casa do Povo

Manuel Heliodoro de Freitas Dória

Sem comentários: