segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sessão de cinema com alunos da escola

A última sessão de cinema que a nossa Casa do Povo organizou, há cerca de quinze dias,com a colaboração da Fundação INATEL, contou com os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade da escola básica da nossa freguesia.
Aqui fica o registo e o exemplo de que a colaboração entre as instituições engrandecem as actividades...

domingo, 27 de fevereiro de 2011

"Tunacedros" homenageia elementos falecidos

Por ocasião do 24.º Aniversário da "Tunacedros", no passado dia 20 de fevereiro, os elementos do grupo passaram pelo cemitério da nossa freguesia onde depositaram flores, como se pode ver na foto.
Homenagearam assim, a memória dos elementos do grupo que já partiram para a eternidade.
Para além das flores, o grupo tocou o hino da tuna no referido cemitério.
Gestos que custam pouco, mas que valem muito...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ribeiro Frio: Coração da Laurissilva

Mais uma vez, a nossa Casa do Povo participará na Festa de Compadres que a Câmara organiza este fim de semana, em Santana.
A nossa participação será no cortejo alegórico, no domingo, pelas 16 horas.
O tema que escolhemos para este ano foi: Ribeiro Frio: Coração da Laurissilva.
Tentaremos reproduzir uma imagem da vereda dos balcões, mais concretamente aquela que se pode ver na imagem: venda e confeção de barretes de lã de ovelha.

Também pretendemos aproveitar a poncha para divulgar aquele sítio da nossa freguesia.
Os turistas não serão esquecidos e por isso o nosso Grupo Recreativo vai tocando e as crianças levarão flores para oferecer...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Tunacedros" tocou na RTP-Madeira

Como divulgado anteriormente, a "Tunacedros" da nossa Casa do Povo actuou no passado dia 18 de fevereiro no programa Madeira Viva da RTP-Madeira.
Apesar de só terem ido 7 elementos, o grupo tentou fazer o seu melhor, como se pode ver no pequeno vídeo...



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jantar Comemorativo do 24.º Aniversário da "Tunacedros"

Decorreu no passado sábado, 19 de fevereiro, no Ribeiro Frio, o Jantar Comemorativo do 24.º Aniversário da "Tunacedros" da nossa Casa do Povo.

Contamos com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santana o que para nós foi um estímulo para continuarmos com as nossas iniciativas.

Aqui ficam algumas imagens...






Olhares 61


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bandolins começaram há 6 anos


Faz hoje, 21 de Fevereiro, 6 anos que a Orquestra de Bandolins, da nossa Casa do Povo, começou os ensaios, como se pode ver no historial do grupo.

O 6.º Aniversário do grupo vai ser comemorado no dia 13 de Março, pelo facto de no próximo fim de semana ser a Festa de Compadres e no seguinte o Carnaval.

De qualquer modo, desde já endereçamos os Parabens ao nosso grupo mais jovem...

Recreativo na Festa da Anona

O Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo participou na animação da XX Exposição Regional da Anona, no passado dia 13 de Fevereiro, no Faial.
Agradecemos à Casa do Povo do Faial o convite.
Aqui ficam algumas imagens...




domingo, 20 de fevereiro de 2011

Retratos do Ano Passado


Continua patente, até ao próximo dia 6 de Março, na sede da nossa instituição a exposição fotográfica: Retratos do Ano Passado.
Trata-se de uma exposição com cerca de 300 fotografias que tentam mostrar as actividades da Casa do Povo ao longo de 2010...
Aproveitamos para agradecer à Dr.ª Antonela Ribeiro que montou a exposição e à Enfr.ª Cláudia Dória que fez os arranjos florais.
Aqui fica o convite para passar pela Casa do Povo e visitar a referida exposição, que foi inaugurada pelo Sr. Presidente da Câmara de Santana, no passado dia 30 de janeiro, como se pode ver na imagem...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Tunacedros" no Madeira Viva


A "Tunacedros" da nossa Casa do Povo vai estar hoje no programa Madeira Viva, que a RTP-Madeira transmite em directo a partir das 19:10 horas.
O convite surgiu pelo facto de se comemorar neste fim de semana, o 24.º Aniversário da nossa tuna...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Baú de Leitura

Os idosos do nosso centro de convívio foram ontem à escola básica do 1.º ciclo da nossa freguesia onde contaram e ouviram histórias.
Aproveitaram a presença da carrinha do projecto Baú de Leitura, para tomarem contacto com os livros...
No fim, ainda houve tempo para jogar o jogo do anel.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Resultado das eleições

Aqui deixamos a acta das eleições que terminaram à pouco na nossa Casa do Povo, onde se pode ver o resultado das mesmas...

Viúva Rica Solteira não Fica


A Casa do Povo, em colaboração com a Fundação INATEL-Madeira, levará a cabo uma sessão de cinema, na quinta-feira, 17 de fevereiro, pelas 14:30 horas na sede da Casa do Povo de São Roque do Faial.
O filme que será projectado é “Viúva Rica Solteira não Fica” de José Fonseca com Bianca Byington, José Raposo, Rogério Samora, entre outros…

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vídeos do programa Madeira Viva

Aqui deixamos alguns pequenos vídeos da passagem do Presidente da Direcção da nossa Casa do Povo, no programa Madeira Viva da RTP-Madeira, do passado dia 28 de Janeiro.
O tema da conversa foi os 20 anos da Casa do Povo...







24 Anos...


Faz hoje, 15 de fevereiro, 24 anos que a "Tunacedros" começou os seus ensaios, como se pode ver no historial do grupo.
Ao longo destas quase duas décadas e meia, muitos foram aqueles que passaram pela tuna e que, nestes momentos, são sempre recordados...
As comemorações, de mais este aniversário, serão no próximo fim-de-semana.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Para os Namorados...

No ensaio que acabou há momentos, a nossa Orquestra de Bandolins dedicou uma música, que se pode ver nos pequenos vídeos, a todos os Namorados...



Pequena homenagem aos responsáveis dos Grupos

Uma das marcas da nossa instituição é, sem dúvida, os nossos 5 grupos culturais. Todo o trabalho desenvolvido pelos seus elementos e maestros está à vista de todos, de onde se realça o voluntáriado dos seus responsáveis.
A Casa do Povo aproveitou a sessão comemorativo do seu 20.º Aniversário para, mais uma vez, fazer uma pequena homenagem aos responsáveis dos grupos.
Desta vez, foram entregues galhardetes da nossa Casa do Povo, como se pode ver nas imagens...


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Eleições na quarta-feira

O acto eleitoral para os órgãos socias da nossa Casa do Povo, para o triénio 2011-2014, está marcado para a próxima quarta-feira, 16 de Fevereiro das 18 às 21 horas.
Apesar de ser uma única lista, é importante que os sócios passem pela Casa do Povo para exercer o seu direito de voto...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

XX Exposição Regional da Anona


O Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo, participará na animação da XX Exposição Regional da Anona que a Casa do Povo do Faial organizará este fim-de-semana, no centro daquela freguesia.
A actuação do nosso grupo está prevista para as 11 horas do domingo, como se pode ver no programa.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Regulamento do Concurso Literário


Aproveitando as dicas dos membros do júri da primeira edição, a Casa do Povo introduziu algumas alterações no regulamento do concurso literário, nomeadamente a criação de 3 categorias: Sénior para concorrentes com mais de 65 anos, Infantil para menores de 12 anos e Público em geral.
Também, por sugestão de várias entidades, o concurso é aberto a todos os interessados não havendo restrições à residência ou à naturalidade.
Os interessados podem consultar o regulamento no sítio da internet da Casa do Povo na parte onde diz documentos / Actividades.

2.ª edição do Concurso Literário


A Casa do Povo volta a organizar, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso Literário: São Roque do Faial em Estórias.
A leitura e a escrita são amplamente aceites como hábitos fundamentais para a formação de cada indivíduo. Contudo, o surgimento de novas tecnologias, fez com que este tipo de práticas perca cada vez mais o seu lugar de destaque que outrora conquistou. Sendo que, a televisão e a informática, actualmente, ganham mais terreno pelo facto de ser de rápida utilização.
É, precisamente, com o intuito de fomentar costumes literários que a Casa do Povo de São Roque do Faial promove, pela segunda vez na história da instituição, a realização de um Concurso Literário. Sendo que este evento tenha sido levado a cabo pelo facto de existir uma potencialidade de um fomento à produção cultural.
Recorda-se que os objectivos da primeira edição do concurso foram plenamente atingidos, quer pelo nº de concorrentes que ultrapassou as duas dezenas, quer pela qualidade dos trabalhos apresentados.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Videos dos grupos no aniversário da Casa do Povo

Aqui deixamos cinco pequenos vídeos das actuações dos Grupos Culturais da nossa instituição, no passado dia 30 de janeiro, por ocasião do 20.º Aniversário da Casa do Povo...





sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

V Mostra de Artesanato e Tradições Locais

O Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" actuou no passado dia 29 de janeiro, na V Mostra de Artesanato e Tradições Locais, na freguesia da Serra de Água, como se pode ver nas imagens.
Após a actuação do nosso grupo, ainda houve tempo para os elementos dos "Camponeses" darem um pezinho de dança...
Agradecemos a Casa do Povo da Serra de Água o facto de nos ter convidado e a forma como nos acolheu na sua freguesia.


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ensemble de Acordeões passou por São Roque do Faial

No passado domingo, 30 de janeiro, o Ensemble de Acordeões do Gabinete Coordenador de Expressão Artística da Secretaria Regional de Educação e Cultura, actuou na nossa terra.
A actuação enquadrou-se nas comemorações do 20.º Aniversário da nossa Casa do Povo.
Agradecemos à Câmara Municipal de Santana, o facto de nos ter proporcionada a vinda do referido grupo até São Roque do faial.
Aqui ficam as imagens e um pequeno vídeo da actuação, no Salão Paroquial da nossa freguesia.

.



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Lista candidata

Já se encontra afixada, na sede da Casa do Povo, desde segunda-feira, a lista candidata às eleições da nossa instituição.

Aqui fica o referido documento...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fotos das comemorações do 20.º Aniversário da Casa do Povo


Já estão disponíveis na nossa Galeria de Imagens algumas dezenas de fotos das comemorações do 20.º Aniversário da nossa Casa do Povo que decorreu no passado domingo, 30 de janeiro.

Agradecemos ao Sr. Marcelino Teles, a cedência de algumas fotos que vieram, assim, melhorar a qualidade e quantidade de registo apresentado.