quinta-feira, 31 de março de 2011

Visita ao Observatório Meteorológico

Os idosos do nosso Centro de Convívio visitaram o Observatório Meteorológico do Funchal, no passado dia 23 de março, pois esse dia foi o dia mundial da meteorologia.
Mais um momento para conhecer e aprender...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sessão de educação: Cuidados a ter com o frio


Decorrerá na Casa do Povo, amanhã 31 de março, pelas 14h, uma sessão de educação cujo tema é “Cuidados a ter com o Frio”.
A sessão será da responsabilidade dos enfermeiros estagiários: Isa Alvarez e Pedro Góis. Os oradores são estudantes do 4.º ano da licenciatura em enfermagem da Universidade da Madeira, que se encontram a realizar um estágio no Centro de Saúde de São Roque do Faial sob a orientação da Professora Marta Rodrigues e tendo como enfermeira tutora a Enfermeira Marta Carvalho.
Ao longo do ano, várias são as iniciativas que a Casa do Povo organiza no sentido de formar e informar sobre a temática da saúde. Desta vez, o tema recaiu nos cuidados que se deve ter quando a temperatura ambiente é baixa. Embora na nossa região, o problema do frio não seja muito preocupante, acabámos de ter nas nossas serras um dos maiores nevões dos últimos anos… e como o saber não ocupa lugar, achamos que é melhor prevenir do que remediar…

terça-feira, 29 de março de 2011

Abertura de Sala de Informática


A Casa do Povo procederá à abertura de uma Sala de Informática nas suas instalações. A referida cerimónia decorrerá amanhã quarta-feira, 30 de março, pelas 17 horas.
Uma vez que, os equipamentos já estão disponíveis e prontos a serem utilizados, pretendemos fazer uma pequena cerimónia de abertura da sala e aproveitar essa oportunidade para divulgar o PRODERAM.
A Casa do Povo de São Roque do Faial apresentou uma candidatura ao PRODERAM, através da ADRAMA, para o equipamento de uma Sala de Informática.
A Casa do Povo teve como objectivo, com a apresentação desta candidatura ao PRODERAM, equipar um espaço onde os sócios e público em geral possam ter acesso às novas tecnologias de informação, nomeadamente a internet.
Num futuro próximo a sala será usada para ministrar cursos de iniciação e aperfeiçoamento de informática.
A abertura da sala já está noticiada na edição on line do Diário de Notícias e na edição de hoje do Jornal da Madeira...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Fotos do Carnaval 2011

Já estão disponíveis, na nossa galeria de imagens, mais algumas fotos do cortejo de carnaval que organizamos no passado dia 8 de Março. Caso para dizer: Mais vale poucos e bons...

domingo, 27 de março de 2011

Amor & Cia


A Casa do Povo, em colaboração com a Fundação INATEL-Madeira, organizará mais uma sessão de cinema, amanhã segunda-feira, 28 de março, pelas 14:30 horas na sede da Casa do Povo com entrada livre.
O filme que será projectado é “Amor & Cia” de Helvécio Ratton, com Patrícia Pilar, Marco Nanini, Alexandre Borges, entre outros.
A sessão é gratuita e é aberta ao público em geral pelo que, aqui fica o convite...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Jantar para os Pais

Mais uma vez, a 19 de Março, Dia do Pai, a nossa Casa do Povo organizou um jantar-convívio para os Pais que fazem parte dos nossos grupos.
Apesar de serem poucos, não os quisemos esquecer...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Encontro de teatro sénior pela segunda vez


A Casa do Povo organizará, amanhã 25 de março, sexta-feira, pelas 14h30min. na Escola B1/PE de São Roque do Faial, o “II Encontro de Teatro Sénior”.
É com intuito de assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora no dia 27 de março, que esta instituição leva a cabo uma actividade de cariz teatral direcionada para a população sénior e estudantil da nossa freguesia, uma vez que, o referido encontro decorrerá na Escola Básica de São Roque do Faial. Serão os idosos a fazer teatro para os mais novos…
Foram convidados para participar neste encontro quatro instituições, nomeadamente: Centro de Cultura e Recreio Pontassolense, Centro de Convívio da Casa do Povo de São Martinho, alunos do Ensino Recorrente da Casa do Povo da Ponta Delgada e o Centro de Convívio/Dia da Casa do Povo do Arco de São Jorge. De referir que o Centro de Convívio de São Roque do Faial também participará no referido encontro.
A iniciativa tem entrada livre e é aberta à população em geral, bastando para isso se deslocar até à escola de São Roque do Faial.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Recreativo no Dia do Pai

O nosso Grupo Recreativo, mais uma vez, participou nas comemorações do Dia do Pai que a nossa Casa do Povo organizou no passado sábado.
O grupo solenizou a missa e, após amesma, actuou no adro da capela de São João Baptista, na Achada do Cedro Gordo.
Apesar do frio que se fazia sentir, o grupo actuou o que mostra o interesse e o empenho dos seus membros...

Testemunho da Cátia

Por ocasião do aniversária da Orquestra de Bandolins da nossa Casa do Povo, houve alguns elementos que deram o seu testemunho enquanto membros da referida orquestra. Aqui fica o da Cátia Carmo...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Orquestra celebrou 6.º aniversário


Como amplamente divulgado, a Orquestra de Bandolins da nossa Casa do Povo comemorou o seu 6.º Aniversário, no passado dia 13 de março.
Uma Missa de Ação de Graças, um concerto e o almoço-convívio, fizeram o programa. Por fim, não faltou o bolo de aniversário...
Desta vez, convidamos os familiares para o almoço. Tiveram uma oportunidade de assistir ao concerto. O presidente aproveitou a presença dos pais para lembrar que o papel dos mesmos é muito importante na vida da orquestra, pois sem o compromisso dos pais, os adolescentes e jovens sentirão mais dificuldades para dar continuidade ao trabalho realizado...



sábado, 19 de março de 2011

Para todos os Pais do Mundo

Aqui deixamos a mensagem, para todos os Pais, que as crianças do nosso Grupo Recreativo transmitiram esta tarde, durante a Missa na Capela de São João Baptista na Achada do Cedro Gordo...

sexta-feira, 18 de março de 2011

Pais homenageados


A Casa do Povo vai homenagear todos os elementos que fazem parte dos grupos desta instituição, nomeadamente: da “Tunacedros”, do Grupo Coral, do Grupo Recreativo e do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”, que são também Pais.
Este evento é realizado pelo nono ano consecutivo e serve para incentivar os sócios desta instituição a participar activamente nos supra mencionados grupos ou nas inúmeras actividades que a Casa do Povo realiza ao longo do ano.
O facto de só serem contemplados os pais que são membros dos grupos da Casa do Povo deve-se às restrições financeiras da nossa instituição.
Será realizado um jantar - convívio a partir das 20:00 horas num restaurante da localidade.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia do Pai


A Casa do Povo, comemorará no próximo sábado, dia 19 de Março, o Dia do Pai.
Pelas 18:30 horas haverá uma missa de Acção de Graças a São José, na Capela de São João Baptista, na Achada do Cedro Gordo, por intenção de todos os Pais. Esta celebração será presidida pelo Pároco Pe. João Mendonça e solenizada pelo Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo. Durante a missa, mais concretamente no momento de Acção de Graças, as crianças do referido grupo, entoarão uma música feita de propósito para o Dia do Pai.
Após a missa, por volta das 19:15 horas, haverá uma pequena actuação no Adro da referida Capela pelo Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Concerto da orquestra

Aqui deixamos, em pequenos vídeos, uma das peças interpretadas pela nossa Orquestra de Bandolins, no passado domingo, no Concerto Comemorativo do 6.º Aniversário daquele grupo.
Trata-se de uma música do Compositor Madeirense João Victor Costa, com arranjos da Directora Artística da referida orquestra, Prof.ª Helena Paula Luís.

terça-feira, 15 de março de 2011

Imagens do Cortejo Etnográfico


Como prometido, já colocamos na nossa galeria de imagens, algumas fotos da participação da nossa Casa do Povo, no Cortejo Etnográfico da Festa de Compadres, no passado dia 27 de fevereiro, em Santana.

Neve nas nossas serras

Embora não tenha a ver com a nossa Casa do Povo, como sabemos que muitos dos nossos visitantes residem fora da Madeira, aqui deixamos algumas fotos das serras da nossa freguesia, tiradas esta manhã, onde se pode ver a neve que as cobre.
Embora com algum nevoeiro no Pico do Arieiro, o sol que se fazia sentir às 8:30 h da manhã permitiu captar as fotos...




domingo, 13 de março de 2011

Parabens para a Orquestra


Aqui fica os parabens à nossa Orquestra de Bandolins pelos 6 anos de actividade...

sábado, 12 de março de 2011

Aniversário da orquestra em notícia


O 6.º Aniversário da Orquestra de Bandolins, que amanhã se comemora é notícia no Diário de Notícias on line.
Também o Jornal da Madeira na edição de hoje faz referência ao aniversário.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Cortejo de Carnaval para os idosos de Santana

Decorreu no passado dia 4 de março, na freguesia da Ilha, o Cortejo de Carnaval dos idosos que frequentam os Centros de Dia e/ou de Convívio do Concelho de Santana.
A organização foi da Associação Santana Cidade Solidária.
Como não podia deixar de ser, os idosos do nosso Centro de Convívio também participaram no referido cortejo.
No fim houve um lanche-convívio.


terça-feira, 8 de março de 2011

Também é Carnaval na nossa terra

Acabou, há momentos, o Cortejo de Carnaval que a nossa Casa do Povo organizou, no centro da nossa freguesia.
Apesar de sermos poucos, não deixámos passar este dia sem festejar o Carnaval.
Desde já, agradecemos à escola básica da nossa freguesia o facto de terem aceite o nosso convite, de modo especial aos professores que estiveram em grande número, contrariamente aos alunos que, por desleixo dos pais, muitos não apareceram.
Também se agradece à Câmara de Santana o apoio no emprestimo do carro e às senhoras que prepararam as malassadas.
Brevemente colocaremos neste espaço mais algumas fotos...



segunda-feira, 7 de março de 2011

Festa de Compadres 2011

Como habitualmente, a nossa Casa do Povo voltou a participar no cortejo etnográfico da Festa de Compadres, no passado dia 27 de Fevereiro pelas ruas de Santana.
O tema escolhido para este ano foi: Ribeiro Frio: Coração da Laurissilva.
Agradecemos a todos quantos aceitaram o nosso convite para participar no desfile. Apesar de sermos poucos turistas, tentamos fazer o nosso melhor.
Temos consciência que é melhor ver do que participar, mas se ninguém quiser participar no cortejo o mesmo deixa de existir...
Também se agradece aos que colaboraram na confecção e ornamentação do carro alegórico.
A todos o nosso muito obrigado.
Brevemente colocaremos mais algumas fotos na nossa galeira de imagens.


domingo, 6 de março de 2011

Cortejo de Carnaval 2011


A Casa do Povo volta a organizar na próxima terça-feira, 8 de Março, um Cortejo de Carnaval.
A concentração dos “mascarados” será na Casa do Povo a partir das 17:30 horas. Pelas 18 horas teremos o cortejo pelo centro da freguesia, sai da Casa do Povo desce passado pela rua da igreja, atravessa a ponte nova até ao restaurante Sanroque e regressa à Casa do Povo.
Tal como no ano passado, os alunos e professores da Escola Básica de São Roque do Faial associam-se a esta iniciativa. Presença garantida é também os idosos do Centro de Convívio da nossa Casa do Povo. Também convidamos os utentes do Centro Social do Lombo de Cima, da freguesia do Faial. Outras pessoas ou grupos que se queiram associar ao cortejo serão bem-vindos. Quanto mais participante melhor, o que se pretende é a animação e o convívio entre os intervenientes…

sábado, 5 de março de 2011

Compadre Jodé com a "Tunacedros"

Por ocasião da passagem da "Tunacedros" pelo programa Madeira Viva da RTP-Madeira, o nosso grupo aproveitou a presença do Compadre Jodé de Santana e registamos o momento como se pode ver nas fotos...

quinta-feira, 3 de março de 2011

Concurso Literário no Madeira Viva


O Concurso Literário: São Roque do Faial em Estórias, que a Casa do Povo está a organizar, foi também tema de conversa no programa Madeira Viva da RTP-Madeira, como se pode ver nos pequenos vídeos.
Aproveitamos para lembrar, aos visitantes deste blog, que podem e devem concorrer ao referido concurso entragando os trabalhos até final de Abril.
Também podem dar a sua colaboração através da divulgação do mesmo junto dos seus familiares e amigos.
Relembramos que podem ter acesso ao regulamento do concurso na Casa do Povo ou no nosso sítio na internet.



quarta-feira, 2 de março de 2011

Concerto Comemorativo do 24.º Aniversário

No passado dia 20 de fevereiro a "Tunacedros" realizou um concerto comemorativo do seu 24.º Aniversário.
Aqui deixamos 3 pequenos vídeos desse concerto.
Destaque para o segundo tema apresentado, onde se pode ouvir "a choradeira" que o grupo já toca há mais de 23 anos, embora nos últimos tempos não tenha incluído nas suas actuações...





terça-feira, 1 de março de 2011

Idosos construiram comadre

Os idosos do nosso Centro de Convívio construiram uma "comadre" para participar no concurso que a Câmara de Santana está a organizar.
A ideia dos utentes do nosso centro foi reproduzir uma freira, como se pode ver nas imagens.
A freira Josefa Castelo Branco, está exposta no centro da cidade de Santana.