sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cantar dos Reis - 7 de janeiro de 2012

A Casa do Povo de São Roque do Faial, juntamente com o Grupo de Jovens da Paróquia, vão Cantar os Reis amanhã,sábado, dia 7 de Janeiro.
Esta actividade inicia-se na Igreja Paroquial do Porto da Cruz por volta das 18 horas onde o grupo entra na referida igreja cantando uma romaria de Natal. Visitam assim o Menino Jesus e o presépio daquela igreja. Em seguida passam pela residência do Sr. Padre João Mendonça, Pároco de São Roque do Faial e do Porto da Cruz para lhe Cantar os Reis. Depois, por volta das 19 horas, iniciam a visita às casas da freguesia de São Roque do Faial começando na parte baixa da freguesia.
As músicas e cânticos que serão entoados foram recolhidos na freguesia junto das pessoas mais idosas.
A tradição de Cantar os Reis já se tinha perdido em São Roque do Faial. No entanto, há cerca de dezasseis anos, o Grupo de Jovens Cristãos da Paróquia reavivou essa tradição. Há 9 anos o Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo juntou-se ao Grupo de Jovens e, em conjunto, mantêm viva esta tradição que tem boa aceitação por parte das pessoas desta freguesia. Cada ano que passa são mais as casas visitadas. Os “Reis” são recebidos com muita alegria e são sempre convidados a visitar a lapinha e tomar um licor, a provar as broas e os bolos tradicionais desta época…
Esta actividade tem sido realizada sempre no Sábado antes da Epifania do Senhor (dia em que a igreja celebra o dia de reis, 2º Domingo após o Natal). O facto de esta iniciativa ocorrer no fim-de-semana possibilita aos jovens, na sua maioria estudantes, poderem participar nela, uma vez que a visita se prolonga pela noite dentro.
Uma curiosidade da nossa terra é o facto de um dos “reis” levar o Menino Jesus para as pessoas irem beijando…
Os principais objectivos desta actividade são manter vivas as tradições desta terra e proporcionar momentos de convívio e confraternização entre as várias dezenas de pessoas que participam nela.

Sem comentários: