sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

22 anos a fazer história (1991 - 2013)

A Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundada a 23 de Janeiro de 1991. O principal objetivo que levou à criação desta instituição foi o de desenvolver as populações a nível desportivo e sócio-cultural. Com a criação de dois clubes desportivos na Freguesia, a Casa do Povo ocupou-se mais com a parte social, cultural e profissional.
      Contamos atualmente com cerca de 200 sócios. Esta Casa do Povo possui 5 grupos culturais, nomeadamente: Grupo Coral com 30 elementos, “Tunacedros” com 13 elementos, Grupo Recreativo com 30, Orquestra de Bandolins com 25 elementos e Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” com 12 membros. Um marco importante na vida destes grupos foi a gravação de um DVD dos cinco agrupamentos. Outro aspeto de grande relevo foi a gravação e edição do CD “Assim se Canta” do nosso Grupo Coral em 2006. De salientar que este foi o primeiro trabalho do género que alguma vez se fez em São Roque do Faial. Em 2007 surgiu outro CD “Cantares D’Antigamente” do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”. No ano de 2008 a Casa do Povo editou a sua primeira obra literária “Guardar Memórias e Abrir Horizontes… As Tradições e Costumes de São Roque do Faial”. Trata-se de um livro que retrata a história da freguesia de São Roque do Faial com maior incidência nos últimos 50 anos…
Em 2009 surge a Revista Por Terras Tabaqueiras, mais uma edição da nossa instituição, que se pretende com periodicidade anual. Trata-se de uma revista de cariz cultural que, para além de outros temas, pretende registar e divulgar as atividades da Casa do Povo ao longo do ano.
A 16 de Maio de 2008 foi aberto o Centro de Convívio para idosos na sede da nossa Casa do Povo. Uma aspiração da população da freguesia há vários anos e que assim foi concretizada com o apoio do Centro de Segurança Social da Madeira.
          Um marco importante na vida desta instituição tem sido as viagens/intercâmbios que os grupos culturais têm feito pelos vários pontos do país incluindo os Açores. De realçar a ida à Espanha, Saragoça, da Tunacedros em 2009, sendo a primeira vez que um grupo da nossa instituição atuou fora de Portugal.
          Ao longo do ano muitos são os eventos organizados pela Casa do Povo que vai desde o dia do Doente passando pelo dia do Pai, da Mãe, do Emigrante, do Idoso, de São Martinho, do Pão-por-Deus, do Bom Pastor, da Criança, etc.
O aniversário dos vários grupos, concertos dos mesmos, ou as Festas de Carnaval, da Páscoa, do Verão, são outras das atividades que desenvolvemos. Em cada ano temos um ciclo de 9 ou 10 conferências como meio de ensinar e incentivar as pessoas sobre as mais variadas áreas. No entanto, as atividades que envolvem um maior número de participações são o Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana e o Encontro de Coros na Cidade de Santana, eventos organizados por esta instituição.
Para além das inúmeras atividades que organizamos, participamos em muitas outras para as quais somos convidados dentro e fora do nosso concelho. Destaca-se a Festa de Compadres, os Encontros Regionais de Tunas e de Grupos Corais, Feiras, Exposições Regionais da Anona e do Limão...
            Em 2011, de 26 de setembro a 2 de outubro a Casa do Povo de São Roque do Faial organizou o maior evento alguma vez realizado em São Roque do Faial - FESTIVAL DA TRUTA/ ROTA DA SIDRA/ XVIII ENCONTRO DE GRUPOS CULTURAIS DO CONCELHO DE SANTANA. Com este projeto promovemos os produtos típicos da freguesia, a truta e a sidra, alavancando assim a economia local e regional, aumentando assim os rendimentos dos agricultores e dos empresários da restauração. Com esta atividade contribuímos para a criação de mais uma oferta turística na Região Autónoma da Madeira. Esta festa realizou-se em toda a freguesia e envolveu centenas de pessoas. Teve início no sítio do Ribeiro Frio onde foram desenvolvidas ações de formação relacionadas com o ambiente, a aquicultura e os passeios pedonais. Na Achada do Cedro Gordo continuamos com a formação e visita de pomares, com o objetivo de sensibilizar os agricultores para a produção de maior quantidade de pêros/maçãs e utilização dos pomares abandonados. Nos Terreiros foram também organizadas ações de sensibilização na escola, exposições temáticas e atividades lúdicas/recreio/desportivas com toda a população. No centro da freguesia tivemos a gastronomia e a animação musical proporcionada pelos grupos culturais do Concelho.
Para que tudo isto seja uma realidade contamos com o apoio do Governo Regional através de um contrato programa, da Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia e Paróquia de São Roque do Faial, ADRAMA, INATEL, etc.
Um dos principais responsáveis pela grande dinamização desta instituição é o facto de as pessoas aderirem às diferentes atividades que organizamos ao longo do ano. Esse é um sinal de que vale a pena continuar a trabalhar e que todo o esforço realizado ao longo destes anos não tem sido em vão.
Dos objetivos futuros para esta Casa do Povo, de destacar os intercâmbios entre os nossos grupos e outros fora da região, a edição de um Livro dos 25 anos da Tunacedros, etc.
As comemorações do XXII Aniversário da Casa do Povo serão no próximo domingo, dia 27 de janeiro.

Sem comentários: