sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

27.º Aniversário da Tunacedros

A “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundada no ano de 1987. O seu primeiro ensaio ocorreu no dia 15 de Fevereiro, tendo feito a sua primeira atuação a 4 de Outubro desse mesmo ano em Santana.
      Surgiu do grupo de jovens da Paróquia e, posteriormente com a criação da Casa do Povo foi integrada nesta.
Durante quinze anos teve como ensaiador o Sr. Eduardo Caldeira. Desde o início de Fevereiro de 2007 tem como Diretora Artística a Profª Helena Paula Luís.
Desde então tem atuado por toda a ilha em Encontros de Tunas, Feiras das Casas do Povos e outros eventos culturais. Organizou o IV Encontro Regional de Tunas da Madeira a 2 de Julho de 1989 no Sítio do Ribeiro Frio. No ano de 1998 fez uma digressão a Canárias.
O seu repertório é essencialmente composto por músicas tradicionais recolhidas pelos seus elementos na Freguesia. Os seus executantes tocam violino, bandolim, bandoleta, rajão, viola de arame, viola-francesa e braguinha.
A 30 de Abril de 2006 participou num Espetáculo Musical para gravação em DVD, juntamente com os outros quatro grupos desta Casa do Povo.
De 7 a 14 de Agosto de 2006 realizou a sua primeira digressão a Portugal Continental, mais concretamente ao Concelho de Cabeceiras de Basto, a convite daquele município onde realizou dois concertos. De salientar que esta foi a primeira vez que este grupo atuou fora da RAM.
A 9 de Novembro de 2008 atuou na Aula Magna, em Lisboa, representando a nossa região na Final do Concurso Festimúsica, organizado pela Fundação INATEL.
Participou a 20 de novembro de 2010 no Teatro Municipal Pax Júlia, em Beja, na Final do Concurso Nacional de Música, organizado pela Fundação INATEL, na vertente Outras Formações Musicais, onde obteve o 2º lugar.
Atualmente este grupo é composto por 15 elementos.
Durante o ano de 2013 a “Tunacedros” participou em diversos eventos como a XXII Exposição Regional da Anona, dia 10 de março no Faial; EscolaConvida na Escola B+S D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana dia 15 de março; Semana de São José, dia 19 de março no arco de São
Jorge; XX Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana a 2 de junho em São Roque do Faial; XXIX Festa do Pêro, 15 de setembro na Ponta do Pargo e ainda na II Feira Tradicional Casas do Povo da Madeira que decorreu de 27 de dezembro a 2 de janeiro de 2014 na Praça do Mar, no Funchal.

As comemorações do 27.º Aniversário da Tunacedros serão de acordo com programa em anexo.

Sem comentários: