sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Casa do Povo de São Roque do Faial – 25 anos a fazer história (1991-2016) - 23 de janeiro de 2016

A Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundada a 23 de janeiro de 1991. O principal objetivo que levou à criação desta instituição foi o de desenvolver as populações a nível desportivo e sócio-cultural.
     Contamos atualmente com 200 sócios. Esta Casa do Povo possui 5 grupos culturais, nomeadamente: Grupo Coral, Tunacedros, Grupo Recreativo, Orquestra de Bandolins e Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”. Um marco importante na vida destes grupos foi a gravação de um DVD dos cinco agrupamentos. Outro aspeto de grande relevo foi a gravação e edição do CD “Assim se Canta” do nosso Grupo Coral em 2006. De salientar que este foi o primeiro trabalho do género que alguma vez se fez em São Roque do Faial. Em 2007 surgiu outro CD “Cantares D’Antigamente” do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”. No ano de 2008 a Casa do Povo editou a sua primeira obra literária “Guardar Memórias e Abrir Horizontes. As Tradições e Costumes de São Roque do Faial”. Trata-se de um livro que retrata a história da freguesia de São Roque do Faial com maior incidência nos últimos 50 anos.
Em 2009 surge a Revista “Por Terras Tabaqueiras”, mais uma edição da nossa instituição, que se pretende com periodicidade anual. Trata-se de uma revista de cariz cultural que, para além de outros temas, pretende registar e divulgar as atividades da Casa do Povo ao longo do ano.
A 16 de maio de 2008 foi aberto o Centro de Convívio para idosos na sede da nossa Casa do Povo. Uma aspiração da população da freguesia há vários anos e que assim foi concretizada com o apoio do Instituto de Segurança Social da Madeira.
  Um marco importante na vida desta instituição tem sido as viagens/intercâmbios que os grupos culturais têm feito pelos vários pontos do país incluindo os Açores. De realçar a ida à Espanha, Saragoça, da Tunacedros em 2009, sendo a primeira vez que um grupo da nossa instituição atuou fora de Portugal.
        Ao longo do ano muitos são os eventos organizados pela Casa do Povo que vai desde o dia do Doente passando pelo Dia do Pai, da Mãe, do Emigrante, do Idoso, de São Martinho, do Pão-por-Deus, do Bom Pastor, da Criança, etc.
O aniversário dos vários grupos, concertos dos mesmos, ou as Festas de Carnaval, da Páscoa, do Verão, são outras das atividades que desenvolvemos. Em cada ano temos um ciclo de 10 ou 15 conferências como meio de ensinar e incentivar as pessoas sobre as mais variadas áreas.
Para além das inúmeras atividades que organizamos, participamos em muitas outras para as quais somos convidados dentro e fora do nosso concelho. Destaca-se a Festa de Compadres, os Encontros Regionais de Tunas e de Grupos Corais, Feiras, Exposições Regionais da Anona e do Limão.
         Em 2011, de 26 de setembro a 2 de outubro a Casa do Povo de São Roque do Faial organizou o maior evento alguma vez realizado em São Roque do Faial - FESTIVAL DA TRUTA/ ROTA DA SIDRA/ XVIII ENCONTRO DE GRUPOS CULTURAIS DO CONCELHO DE SANTANA. Com este projeto promovemos os produtos típicos da freguesia, a truta e a sidra, alavancando assim a economia local e regional, aumentando assim os rendimentos dos agricultores e dos empresários da restauração. Com esta atividade contribuímos para a criação de mais uma oferta turística na Região Autónoma da Madeira. Esta festa realizou-se em toda a freguesia e envolveu centenas de pessoas. Este evento é de carácter anual e é realizado em fim de maio princípio de junho. Este ano o referido evento, que vai na sua quinta edição, será realizado de 1 a 5 de junho.
Para que tudo isto seja uma realidade contamos com o apoio do Governo Regional através de um contrato programa, da Câmara Municipal de Santana, ADRAMA, ACAPORAMA, INATEL, DRAC e todas as instituições públicas e privadas da Freguesia de São Roque do Faial.
Um dos principais responsáveis pela grande dinamização desta instituição é o facto de as pessoas aderirem às diferentes atividades que organizamos ao longo do ano. Esse é um sinal de que vale a pena continuar a trabalhar e que todo o esforço realizado ao longo destes anos não tem sido em vão.

As comemorações do 25.º Aniversário da Casa do Povo serão no próximo sábado, dia 23 de janeiro.

Sem comentários: