quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Final Nacional do Festimúsica


A “Tunacedros” da nossa Casa Povo, participará no próximo Sábado, 8 de Novembro, na final do Festimúsica, na aula Magna, na Universidade de Lisboa.
Prova dirigida à Música e à Voz, Festimúsica - Concurso Nacional de Música permite a participação de diferentes géneros de agrupamentos musicais como Bandas Filarmónicas, Grupos de Música de Câmara ou de Jazz, Tunas, Grupos Corais, Grupos de Tocares e Cantares entre outros.
Os Concursos Nacionais da Fundação INATEL apresentam-se com o objectivo de estimular e dinamizar a criação artística por parte dos seus beneficiários colectivos, sendo também uma oportunidade para as colectividades exporem o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas áreas da Música.
Apurando os melhores trabalhos nacionais, o concurso é organizado em duas fases distintas: a Fase Regional, com realização simultânea em todas as capitais de distrito e regiões autónomas, permite seleccionar os melhores trabalhos a nível local, e o Encontrão, cerimónia na qual culmina a final nacional do concurso, com realização em Lisboa e onde se apresentam as melhores obras de cada região participante, apurando-se deste modo o vencedor nacional.
A nossa Casa do Povo concorreu ao Festimúsica com a “Tunacedros”. Embora fosse a única candidatura da Madeira na área da música, a tuna teve de actuar no passado dia 25 de Outubro na “Eliminatória Regional”, no Funchal mais concretamente no Centro Cívico de Santa Maria Maior, tendo assim atingido a final.
A “Tunacedros” levará a concurso a peça “Mantendo a Tradição”, uma rapsódia de seis temas populares madeirenses (Minha terra é a Madeira, Mourisca de Santana, Baile dos Calções, Baila que baila, …) com arranjos do Maestro João Victor Costa e com adaptação para instrumentos de corda da Professora Helena Paula Luís, Directora Artística da referida tuna.
Esta viagem ao continente está a ser encarada com grande expectativa pelos elementos da “Tunacedros”. O facto de irmos representar a Madeira num concurso Nacional é algo que ficará para a história do grupo e da nossa instituição. Termos um grupo da Casa do Povo de São Roque do Faial a actuar na aula Magna, em Lisboa, só por si já é um feito nunca antes alcançado pelas gentes da nossa terra…
O apoio dado pelo INATEL infelizmente não cobre as despesas inerentes à deslocação do grupo, até porque só subsidiam a ida de 9 pessoas. Como a tuna é constituída por 14 elementos, a Casa do Povo suporta as despesas inerentes à viagem e estadia dos restantes. Contamos também com a colaboração da Junta de Freguesia de São Roque do Faial que oferece um almoço ao grupo durante a sua estadia em Lisboa e a Câmara de Santana no transporte até ao aeroporto…

Sem comentários: