quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dia Mundial da Música

Tapete de Flores


Como acontece por toda a nossa região, também em São Roque do Faial, na Festa do Santíssimo Sacramento é hábito fazer-se tapetes de flores naturais no percurso por onde passa a procissão do Santíssimo.
A pedido de várias pessoas, colocamos na nossa galeria de imagens algumas fotos do tapete de flores que foi feito no passado dia 5 de Setembro, dia da Festa do SSS na nossa paróquia.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Filha da Guerra

Filha da Guerra foi o filme que a nossa Casa do Povo, com a colaboração da Fundação INATEL, passou no passado dia 22 na Fajã do Cedro Gordo, mais concretamente na garagem do Sr. Heliodoro Silva.
Aqui deixamos o nosso agradecimento ao Sr. Heliodoro por ter emprestado as instalações da sua casa para que esta actividade fosse realizada.
Também, mais uma vez, se agradece à Fundação INATEL, através do Sr. Martinho Nóbrega, que mês após mês vai colaborando connosco na divulgação do cinema na nossa freguesia.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conferência sobre Alzheímer


A Casa do Povo organizou uma conferência, no dia 21 de Setembro, intitulada: Alzheimer: Conheça para prevenir.
Esta temática foi abordada numa óptica de educação para a promoção da saúde e para a prevenção da doença, onde se pretendeu:
- Informar sobre os cuidados com a saúde para travar o declínio da memória e diminuir o risco de Alzheimer;
- Informar sobre o modo de avaliar e inverter o risco de desenvolver Alzheimer;
- Educar sobre o padrão alimentar ideal para a manutenção e promoção dos processos cerebrais;
- Educar sobre exercícios promotores da agilidade mental.
Agradecemos, mais uma vez, ao Enfermeiro Beto Martins pela disponibilidade.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Forte da Boa Vontade 2010

Como já vem sendo hábito, o Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" participou no passado dia 20 de Setembro na animação do Forte da Boa Vontade na vizinha freguesia do Faial.
Aqui deixamos o nosso agradecimento à organização pelo convite e desejamos que continuem com força e empenho, de modo a manter aquela tradição...



domingo, 26 de setembro de 2010

Caminhada: Anda pelo Coração


A Casa do Povo organizará amanhã segunda-feira 27 de Setembro, uma caminhada intitulada “Anda pelo Coração”.
Aproveitando que hoje comemora-se o Dia Mundial do Coração, a nossa instituição decidiu assinalar esse dia na segunda-feira. Para o efeito, convidou os utentes do Centro Social Municipal do Lombo de Cima na freguesia do Faial para, em conjunto com os idosos do Centro de Convívio da nossa Casa do Povo, fazerem uma caminha.
O percurso escolhido foi a levada entre o Ribeiro Frio e os Balcões, em São Roque do Faial.
Relacionar a actividade física com a prevenção das doenças cardiovasculares é o principal objectivo desta iniciativa.
Como a nível Mundial, o dia 27 de Setembro é dedicado ao Turismo, aproveitamos essa coincidência e com a organização da caminhada “Anda pelo Coração” no Ribeiro Frio estamos assim a nos associarmos às comemorações do Dia Mundial do Turismo visitando um dos locais que são o ex-líbris da nossa região.
Contamos com a colaboração da Câmara de Santana no transporte.
Qualquer pessoa, mesmo não frequentado o Centro de Convívio, poderá participar nesta actividade bastando para isso estar na Casa do Povo às 14 horas ou no Ribeiro Frio por volta das 14:30, hora marcada para o início da caminhada.

Cortejo da Festa do Pêro

O Grupo Recreativo participou, no passado dia 19 de Setembro, no Cortejo Alegórico integrado na Festa do Pêro, na freguesia da Ponta do Pargo.
Aqui ficam algumas imagens...



sábado, 25 de setembro de 2010

A Desfolhada

O Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo participa amanhã, domingo, 26 de Setembro, pelas 16 horas, junto à Câmara de Santana.
A actuação insere-se na Desfolhada que a Câmara Municipal de Santana organizará de acordo com o programa:

Programa do 19º Aniversário do Grupo Coral

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

XXV Encontro-Festival Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins


Realizar-se-á no próximo fim-de-semana o XXV Encontro Regional de Tunas e Orquestra de Bandolins da RAM, na Cidade de Santa Cruz, mais concretamente no Salão Paroquial daquela cidade.
Como habitualmente a nossa instituição estará representada pela "Tunacedros" e pela nossa Orquestra de Bandolins.
A actuação dos nossos grupos será no sábado, de acordo com o programa do encontro.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Orquestra na Escola dos Barreiros

A nossa Orquestra de Bandolins actuou, no passado dia 20 de Setembro, na Escola Básica e Secundário Gonçalves Zarco, nos Barreiros - Funchal, na Festa de Abertura do ano escolar 2010/2011. Agradecemos o esforço dos elementos da orquestra que mesmo em dia de aulas não quiseram perder a actuação. Pena a falta de civismo, como se pode ouvir no pequeno vídeo, de alguns alunos da Escola dos Barreiros que pouco dignificam a cultura da nossa terra...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Recreativo foi à Festa do Pêro

Aqui deixamos algumas imagens que testemunham a passagem do nosso Grupo Recreativo no passado domingo na Festa do Pêro, que decorreu na Ponta do Pargo...


Grupo Coral faz hoje anos

O Grupo Coral da Casa do povo foi fundado a 22 de Setembro de 1991, faz hoje 19 anos, como se pode ver no historial do grupo.
As comemorações de mais este aniversário estão agendadas para o próximo fim-de-semana.

domingo, 19 de setembro de 2010

Abertura do Ano Escolar


Decorre amanhã na maioria das escolas da nossa região, a abertura do Ano Escolar 2010/2011.
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, convidou a nossa Orquestra de Bandolins, para a Festa de Abertura do Ano Lectivo.
Apesar de alguns elementos da orquestra não poderem dar o seu contributo, estaremos presentes na escola dos Barreiros com a actuação prevista para as 15 horas.

"Camponeses" vão ao Forte da Boa Vontade


Mais uma vez, o Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses" da nossa Casa do Povo foi convidado para animar o fim das Festividades de Verão na Paróquia do Faial, amanhã, segunda-feira, no Forte da Boa Vontade, no sítio da Corujeira.
A actuação está prevista para as 19:30h.

Fotos da Entrega de Certificados

Aqui deixamos algumas imagens da entrega de certificados, das Actividades de Verão 2010, que decorreu no passado dia 10 de Setembro.
A anteceder a entrega dos certificados foram apresentadas em poir point as várias actividades desenvolvidas com as crianças...
Depois da pequena cerimónia houve um lanche-convívio.




sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Festa do Pêro


O Grupo Recreativo da nossa Casa do Povo actuará no próximo domingo, na XXVI Festa do Pêro, que a Casa do Povo da Ponta do Pargo organiza este fim-de-semana.

A actuação do nosso grupo está prevista para as 15 horas de acordo com o programa da referida festa.

Este ano, pela primeira vez, o nosso grupo também participará no cortejo alegórico.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Notícia no Telejornal da RTP Madeira



A recolha de lixo e sementes que organizamos e que aqui deixamos o registo ontem, teve direito a reportagem no Telejornal da RTP-Madeira do dia 7 de Setembro, como se pode ver no pequeno vídeo apresentado...



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Recolha de lixo e de sementes

A nossa Casa do Povo organizou, no passado dia 7 de Setembro, uma campanha de sensibilização para a importância da floresta, e de recolha de lixo, no Parque Florestal do Ribeiro Frio.
Por sugestão da Direcção Regional de Florestas, os particiopantes na acção também recolheram algumas sementes para a reflorestação da Madeira, como se pode ver nas imagens...
Agradecemos à Câmara de Santana que disponibilizou o transporte e à Direcção Regional de Florestas que orientou a acção.







terça-feira, 14 de setembro de 2010

Recreativo na Festa do SSS

O Grupo Recreativo da nossa instituição participou na animação da Festa em honra do Senhor Santíssimo Sacramento, como se pode ver nas imagens.
Aqui deixamos uma palavra de agradecimento aos festeiros, o Sr. José Teixeira Cardoso e esposa, pelo facto de ter confiado no nosso grupo para animação da festa. Também se agradece o facto de terem convidado o grupo após a actuação, à sua residência para um lanche-convívio, assim como a oferta monetária que nos concedeu.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mais de 50 anos depois...


São Roque do Faial é uma terra de emigração. Muitos foram aqueles que deixaram a nossa freguesia à busca de uma vida melhor...
No encontro de emigrantes que organizamos recentemente, descobrimos dois tabaqueiros que há mais de 50 anos não visitavam a nossa pitoresca freguesia.
O Sr. José Manuel, à direita na foto em cima, saiu com 4 anos e voltou este ano, passados 56 anos. A Sr.ª Maria Isabel, que está no meio da foto, quando deixou S. Roque do Faial tinha apenas 1 ano de vida e voltou passados 59 anos. Vieram conhecer a terra que os viu nascer e que pouco ou nada se recordavam...
Foi com emoção que ouvimos os seus testemunhos, no passado dia 1 de Setembro, por ocasião do Concerto de Verão da "Tunacedros", quando na sede da Casa do Povo foram agraciados com um CD do nosso Grupo Coral e com um livro editado pela nossa instituição.
São estes pequenos gestos que nos fazem crescer e sentir orgulho em dizer que somos de São Roque do Faial e que amamos esta terra.
A Sr.ª Maria Isabel veio conhecer a terra que tanto os seus pais descreveram nas histórias que lhe contavam na sua infância...
O Sr. José Manuel, mesmo se recordando pouco de São Roque do Faial ou do que isto era há 56 anos, é um visitante frequente deste nosso blog, daí saber muito daquilo que se faz neste recanto da nossa ilha...
São estes momentos que nos dão força e coragem para continuarmos a desenvolver as nossas actividades e divulgá-las neste espaço.

Grupo Coral solenizou a festa do Santíssimo

O nosso Grupo Coral solenizou a Festa em honra do Santíssimo Sacramento nos dias 4 e 5 de Setembro. Em destaque o Te Deum de Acção de Graças no sábado. Esta foi a primeira vez que o nosso grupo solenizou uma eucaristia presidida pelo Bispo D. António Carrilho.