Nos dias que correm, e tendo em conta a variedade de actividades em que todos nós estamos envoltos, acabamos por descurar de alguns aspectos determinantes e influentes a nível espiritual.
Convidamos no passado dia 3 de Setembro, o Pe. Manuel Fidelino Gomes Jardim para nos dar um pouco do seu testemunho como missionário.
O Sr. Padre Fidelino trabalha no Congo há vários anos e actualmente é responsável por uma paróquia do interior deste país - o terceiro em superfície do continente africano, onde o sacerdote está incumbido de promover a inculturação e o desenvolvimento das populações a todos os níveis. É o primeiro missionário comboniano madeirense, e único até ao momento sendo natural de São Roque do Faial. Sobre o contributo da Europa e da Igreja Católica para a evangelização em África este missionário comboniano, que está a passar alguns dias de férias na Madeira, afirma que “o velho continente tem ainda muito a dar e a receber”, a começar pela “vivência espiritual de Deus, a coisa mais fundamental da vida”. Em África, por exemplo, “o stress e o desespero” que na Europa crescem à medida da “descristianização”, não têm cabimento, porque “a fé das pessoas é muito grande e o sentido de felicidade é profundo”.
O Sr. Padre Fidelino Jardim apresentarou um poir-point de forma a mostrar a vivência do povo africano e as suas tradições...
Agradecemos ao Sr. Padre a sua disponibilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário