terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Cultura dos Agriões na Festa de Compadres


Mais uma vez, a nossa Casa do Povo participará no próximo dia 27 de Janeiro na tradicional Festa dos Compadres no centro da cidade de Santana, mais concretamente no cortejo etnográfico que percorrerá as principais ruas de Santana, a partir das 15 horas daquele dia.
O tema escolhido por esta Casa do Povo para este ano é a Cultura dos Agriões. Pretendemos, assim, mostrar e valorizar aquilo que se faz em São Roque do Faial dentro desta temática. Na parte alta da freguesia, existe grandes plantações de agrião havendo agricultores que a única actividade económica é a cultura daquele legume. Há vários anos que os nossos agricultores deslocam-se até ao Funchal para vender o agrião no mercado ou mesmo pelas ruas da cidade.
A abrir a nossa representação irá um carro alegórico, forrado com verdura de cedro, típico da freguesia de São Roque do Faial. Nele irão algumas pessoas a cozinhar a sopa de agrião. Atrás do carro irá um grupo transportando os utensílios agrícolas utilizados nos terrenos.
A finalizar irá o Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial entoando algumas canções como meio de entretenimento e para mostrar um pouco daquilo que se vai fazendo em prol da música e do folclore infantil na freguesia de São Roque do Faial.

Sem comentários: