segunda-feira, 27 de maio de 2013

III Festival da Truta/ Rota da Sidra/ XX Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana


2013 é o ano de Santana Município da Cultura, a Casa do Povo de São Roque do Faial associa-se a e este evento organizando de 28 de maio a 2 de junho de 2013, na freguesia de São Roque do Faial, o III Festival da Truta/ Rota da Sidra/ XX Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana.
A Casa do Povo abraça o projecto “Um Dia Pela Vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que está decorrer em Santana. Um projecto social que envolve todas as freguesias do Concelho, em que todas as famílias participam colaborando na organização ou nas actividades desenvolvidas. Tem dois objectivos fundamentais, divulgar e informar que o cancro tem cura, e, angariar verbas para esta causa. Pensamos que este evento vai de encontro a estas pretensões uma vez que haverá actividades formativas e também os voluntários da equipa “Os Tabaqueiros” vão trabalhar para ajudar a angariar verbas para a Liga.
A junção da gastronomia ao Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, que há longos anos se realiza na freguesia será o ingrediente para uma festa grande. Com este projecto estamos também a promover os produtos típicos da freguesia, a truta e a sidra, de forma a alavancar a economia local e regional, aumentando assim os rendimentos dos agricultores e dos empresários da restauração. Com esta actividade estamos a contribuir para a criação de mais uma oferta turística na Região Autónoma da Madeira.
Esta festa irá realizar-se em toda a freguesia e pretende envolver o maior número de pessoas. Tem início no sítio do Ribeiro Frio, segundo sitio mais visitado por turistas que vem à Madeira, onde vamos mostrar um pouco de música coral e folclore. Na Achada do Cedro Gordo vamos proporcionar formação aos produtores de sidra, que tem como objectivo sensibilizar os agricultores para a produção de maior quantidade de pêros/maças e utilização dos pomares abandonados. Haverá uma prova de sidra com os produtores locais. Nos Terreiros teremos actividades desportivas, direccionadas para as crianças no Dia Mundial da Criança. No centro da freguesia teremos a gastronomia e a animação musical proporcionada pelos grupos culturais do Concelho. Animação para os novos e desfile com os menos novos, são alguns dos atractivos desta festa.
Com a atribuição do Galardão Santana Reserva Mundial da Biosfera, pela Unesco, nós Casa do Povo, nestes eventos vamos estar a promover produtos da Biosfera, nomeadamente a truta e a sidra.
Um agradecimento especial a todos empresários da freguesia que responderam afirmativamente ao pedido de colaboração da Casa do Povo, aos restaurantes participantes, aos meios de comunicação social pela divulgação do evento, à Empresa Municipal Terra Cidade, à CMS pelo apoio logístico, à Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural, à Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, à ADRAMA, e a todos os grupos culturais que irão actuar na Freguesia de São Roque do Faial. Obrigado a todas as entidades da freguesia pela colaboração, e, a todos os que trabalharam para que este evento seja possível.
A festa é para todos e com todos é que se faz a festa, compareçam, tragam a família e os amigos e, apreciem a gastronomia e divirtam-se com os artistas.

Sem comentários: