quarta-feira, 4 de março de 2020

15.º Aniversário da Orquestra de Bandolins - 5 de março

A Orquestra de Bandolins da Casa do Povo de São Roque do Faial é o grupo mais jovem desta instituição. Iniciou os ensaios a 21 de fevereiro de 2005 tendo feito a sua primeira atuação no dia 29 de maio desse ano, participando no XII Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, evento realizado anualmente em São Roque do Faial e organizado pela Casa do Povo.

            Os objetivos principais da formação desta Orquestra foram proporcionar aos jovens da freguesia mais uma oportunidade de aprenderem música e poderem assim ocupar os seus tempos livres e que no futuro alguns dos elementos da Orquestra de Bandolins possam integrar a “Tunacedros” desta Casa do Povo.

            O grupo tem como Diretora Artística a Profª Helena Paula Luís. Os ensaios são às quintas pelas 19 horas.

            A Orquestra é constituída por 16 elementos e a sua responsável é a Sr.ª Ermelinda Abreu que coordena o grupo e faz a ligação do mesmo à Direção da Casa do Povo.

A 30 de abril de 2006 participou no Espetáculo Musical que a Casa do Povo de São Roque do Faial organizou, e que foi gravado em DVD.

Em abril de 2007, fez a sua primeira digressão à Ilha do Porto Santo, tendo voltado à aquela ilha em maio de 2008.

De salientar, em março de 2010 a atuação na Igreja Paroquial de São Roque do Faial aquando da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

De 23 a 29 de março de 2016 o Grupo deslocou-se a Espanha para realizar um intercâmbio com o Grupo Trovadores de Zaragoza. A segunda parte do intercâmbio foi realizada de 20 a 26 de agosto de 2016 aquando da receção do Grupo Trovadores na Madeira

Este grupo tem atuado em várias festividades na freguesia e fora dela ao longo dos anos, nomeadamente: Mostra Gastronómica de Santana, Encontro de Orquestras da RAM, Festival da Truta/Rota da Sidra/Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, abertura de Exposições na Casa da Cultura de Santana, atuações em instituições de solidariedade da Região, etc.

 


Sem comentários: